quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A Nova Dupla Dinâmica - parte I

Olá
Decidi escrever sobre a ótima fase pela qual vem passando o Batman atualmente, vou tentar fazê-lo em 3 partes (A morte do Batmam - Eulogia - A Nova Dupla Dinâmica), então, boa leitura.


A MORTE DO BATMAN

(contém spoilers, é claro)



A Estrada
Em 2006 o escocês Grant Morrison foi incumbido da tarefa de escrever a revista do Batman, a DC havia colocado seu personagem mais rentável na mão de um dos escritores mais polêmicos da atualidade, que na mesma época escrevia a maxi-série "52" junto com Mark Waid, Greg Rucka e Geoff Johns. Logo de início, temos o arco "Batman e filho", onde o autor trouxe de volta um personagem apagado da cronologia do morcego, o seu filho de 10 anos, Damian Wayne, que mudaria todo o rumo do personagem. Durante sua passagem pela revista, Morrison fez questão de que o personagem passasse por provações inumanas, coisas que o afetariam profundamente , como a ressureição de Ra's Al Ghul (o único vilão que conheçe a identidade do Batman, e avô de Damian Wayne), a morte de Joe Chill, resumidamente, uma grande preparação à derradeira história do Batman: Batman RIP, de 2008.
Em Batman RIP Morrison mostra um Batman cansado, física e mentalmente. A forma de contar essa história é extremamente teatral, como se o autor fosse o mestre de cerimônias do último ato do herói. Ele o coloca contra o maior inimigo do homem-morcego, o psicólogo William Hurt, que plantou uma semente na mente de Wayne anos atrás, num momento de fraqueza, algo que destruiria a mente do cruzado negro, uma palavra-gatilho que, se lida ou ouvida, levaria o morcego à ruína mental, o Zur-en-arrh.



"O Batman se prepara para tudo"
Após vagar as ruas de Gotham como um mendigo, percebemos como o Batman é grandioso. Mesmo inconscientemente, o Batman já tinha se preparado para um ataque à sua mente, ele criou uma personalidade nova, o Batman de Zur-en-Arrh.


(mais louco que o Batman, só o Batman)

O responsável por tudo isso é o Luva Negra (um clube de ricaços de William Hurt), que orquestrou essa vingança para que pudesse matar o Batman e tudo que ele representa, levando a cidade de Gotham ao caos, à morte de seu mais precioso símbolo. Durante o confronto com William, após fugir de uma camisa de força, dentro de um caixão a sete palmos de terra ("... tudo isso é fácil, agora, fugir de 30 quilos de terra, que entra em seus pulmões e não te deixam respirar é mais difícil. Mas longe de impossível"), após perseguir o Dr. Hurt, ele revela que no passado usou a identidade de Thomas Wayne, o Luva Negra é o PAI DE BRUCE WAYNE. Após isso, os dois sofrem uma queda de helicóptero e o Homem-Morcego nunca mais é visto em Gotham City.



Sanção Ômega
Após os eventos de Batman RIP, o Batman atende a uma crise multi-universal junto à Liga da Justiça, a Crise Final (série também escrita por Grant Morrison), que também saiu em 2008. Lá pelo volume 2, Batman é capturado pelos seguidores de Darkseid (posso falar dessa crise mais tarde), que tentam fazer supersoldados baseados na constituição mental do Batman, mesmo drogado e preso, o Batman trava uma batalha dentro de sua mente e consegue escapar, encontrando o próprio Darkseid (a encarnação de todo o Mal, o Diabo pra quem não conhece hehe) e, num dos momentos mais épicos das últimas décadas, o Cavaleiro das Trevas ATIRA em Darkseid, com a bala que o próprio usou para matar um Deus no começo da série e, ao mesmo tempo, é atingido pela sanção ômega, que transporta a alma da vítima a outras realidades de tormento, matando o Batman nessa realidade.



E assim termina a parte I. Semana que vem eu falo sobre o que aconteceu com o mundo na ausência de um Batman.

2 comentários:

  1. Perfeito *-*

    Só esqueceu de falar que o Geoff Jhons tmb merece créditos pelo 52...


    bom post, bro'

    ResponderExcluir
  2. Corrigido!

    Peço perdão ao titio Johns por ter esquecido dele =(

    ResponderExcluir