segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Filmes - A Origem

Inception (2010)
Direção de Cristopher Nolan.
Leo DiCaprio (Cobb), Joseph Gordon-Levitt (Arthur), Ellen Paige (Adriadne), Tom Hardy (Eames), Michael Kaine (Miles).



Qual é o parasita mais resistente que existe? Uma idéia.
É assim que se inicia um dos filmes mais inventivos já feitos, escrito e dirigido por Cristophen Nolan (de O Cavaleiro das Trevas), A Origem é certamente um dos melhores filmes da década, seja pelo seu brilhantismo visual ou a trama cheia de novos conceitos (ora muito complexos, ora bem simples), o filme não decepciona o hype criado em nenhum momento.



Don Cobb é um ladrão. Ele é um tipo muito exclusivo de criminoso, ele consegue entrar no sonho das pessoas, acessando seu subconsciente e assim, descobrindo segredos valiosos que tal pessoa esconderia, segredos pelos quais outras pessoas pagam uma quantia obscena de dinheiro. Junto com um time de especialistas do sono, o objetivo é criar um estado de sono compartilhado onde o time de Cobb pode assaltar a mente da vítima. A Cobb é dada a oportunidade de limpar seu nome da acusação de assassinato de sua mulher se ele conseguir fazer o contrário, colocar uma idéia na mente de alguém. Descrever a trama do filme, que é complicada por demais, é tirar um pouco da sua mágica, desvendar o roteiro e sua riqueza de novos conceitos sobre sonhos, subconsciente, e tudo mais. O menos que quem for assistir souber, melhor é a experiência do filme.



Sobre as atuações, Leo DiCaprio está mais uma vez impecável (não tanto como em "A Ilha do Medo" na minha opinião) e não parece querer carregar todo o cast nas costas como faz muitas vezes. Um dos destaques é Joseph Gordon-Levitt ("Estiloso" comentário do Henrique) que se mostra um ator eficiente e que definitivamente ainda tem muito a apresentar à indústria do cinema (pra quem não sabe, ele está sendo cotado para fazer o Charada no próximo Batman), apoiado pela ótima Ellen Paige (que cresceu bem debaixo dos olhos do cinema), os veteranos Tom Hardy, Ken Watanabe e Michael Kaine também atuam com charme, fechando o ótimo elenco de apoio.



Um dos principais atrativos, além da trama são os efeitos visuais. Com Inception, Nolan criou um mundo onde o limite é a vontade de quem sonha, um lugar onde é possível dobrar uma cidade sobre si mesma, andar numa escada infinita (como nos desenhos de MC Escher), brigar em gravidade 0. A riqueza gráfica do filme supera muitos dos filmes já feitos. Sugiro achar uma sala Imax para ver o filme (como eu não fiz ¬¬ ). Os cenários são de tirar o fôlego, e prendem a atenção a cada momento (especialmente nas cenas da Van e do Hotel).



Num mundo de reboots, remakes, franquias de filmes que mais parecem seriados, A Origem é um filme original, que prenderá a sua atenção até que os créditos apareçam e com certeza precisa ser assistido mais de uma vez para que se entenda as várias camadas do roteiro, ou para que se pegue cada detalhe da obra visual apresentada. Enfim, uma luz de esperança numa arte onde ser original se torna cada vez mais difícil.

Recomendo: Pra quem gosta de suspense e tramas complexas.
Não recomendo: Pra quem quer ver ação sem qualquer cérebro no cinema.

TRAILER

Um comentário:

  1. Meu filme favorito agora... superou meu Seven, e o Estrada para a perdição...


    Sugiro que nos comentarios tentemos discutir o final...

    ResponderExcluir