quarta-feira, 28 de julho de 2010

HQ's - Preacher

Preacher (1995/2000, Vertigo) - 66 volumes, 6 especiais
Garth Ennis (roteiro) Steve Dillon (arte) e Glenn Fabry (capas).



Bem, esse hq conta a história de um pastor (preacher, dãaa). Seu nome é Jesse Custer, um pastor de uma cidadezinha no Texas, Annville, ele está farto da vida clerical e, durante um sermão, ele é pussuído por uma entidade que fugiu do céu, matando a todos dentro da igreja. A entidade é Gênesis, o filho de um anjo com um demônio que foi aprisionado pelos anjos por ser considerada tão poderosa quanto o próprio Deus. A possessão por Gênesis dá a Jesse o poder d'A Palavra, isso é, ele pode comandar qualquer pessoa (humana ou não) a fazer qualquer coisa que ele mandar, des de que a pessoa entenda o que foi dito. Após a explosão da igreja, Jesse é encontrado por Tulipa, sua ex namorada, que está viajando com o carismático Cassidy, um vampiro Irlandês de mais de 100 anos. Após se confrontarem com o Santo dos Assassinos (enviado pelos anjos atrás de Gênesis) e a polícia do Texas, Custer, acompanhado por Tulipa (que se junta a ele por que ele deve uma explicação por que ele a deixou 3 anos atrás) e Cassidy (pelo qual Custer desenvolve uma grande amizade), o grupo descobre que Deus abandonou a sua criação e fugiu do céu, Jesse quer encontrá-lo e faze-lo explicar essa merda toda.



Bem, a premissa soa um pouco religiosa. Bem, eu garanto que religiao passa longe da saga. O conto é uma história violenta, recheada de sexo e humor negro (na maioria, tiradas de Cassidy e Starr, o vilão). A história se passa nos EUA (e um arco na França), o grupo procura Deus em NY, Nova Orleans, Texas, Novo México, etc, e um dos intuitos é mostrar essa América que Deus esqueceu, através dos olhos de um pastor que vê essa sujeirada e busca uma das únicas maneiras de consertar o mundo, não com bondade, mas dando uns bons tapas no próprio Deus, para que ele explique toda a maldade que há nesse mundo e, acreditem, a resposta é incrível.



Preacher vai te fazer sentir feliz, vai te fazer sentir triste, o roteiro é um dos melhores, o inglês Garth Ennis (de "A Pro") escreve os diálogos com perfeição, ele mostra essas pessoas extremamente danificadas, ele aprofunda os personagens ao máximo, ele não poupa ninguém.
A história se desenvolve com naturalidade, somos apresentados a personagens cada vez mais incomuns, como Jesus de Sade, um mestre das festas babilônicas, das drogas e sexo, ou Herr Star, chefe de uma organização secreta que busca agregar Jesse e seu poder à sua causa.



Passamos por momentos ótimos (como o relacionamento de Jesse e Tulipa) e péssimos (quando descobrimos quem Cassidy realmente é) e, quando a série se encaminha para o final épico, as reviravoltas não páram de acontecer, não existe nenhum momento decepcionante ou frustrante em Preacher, tudo é bem aproveitado.

Recomendo: pra quem quer sair da mesmice dos super-heróis
Não recomendo: pra puristas de qualquer laia.

Bem, como não posso postar nenhum trailer aqui, vou tentar colocar as 1ªs 10 páginas para visualização no browser, esperem atualizações.
(ATUALIZAÇÃO: vou upas as 9 primeiras páginas e o momento da possessão do reverendo, é só clicarem nas imagens pequenas pra abrir as grandes, divirtam-se)









O momento da possessão (Dillon em seu ápice)

Nenhum comentário:

Postar um comentário