quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Livro da Semana: O Fantasma da Ópera


Na obra original de Leroux, a ação desenvolve-se no século XIX, na Ópera de Paris, um monumental e luxuoso edifício, que é assombrado por um misterioso fantasma, que causa uma variedade de acidentes.
Entra então na história a jovem e inexperiente artista Christine Daaé. Tolinha que é, acredita ser guiada pelo “Anjo da Música”, supostamente enviado pelo seu pai, após sua morte.
O “Anjo da Música” é na verdade Erik, o Fantasma da Ópera, que ajuda Christine, treinando-a. Daaé passa a substituir Carlotta, a arrogante Diva da Ópera, e ganha destaque, conquistando toda a audiência, incluindo seu amor de infância e patrocinador da Ópera, o Visconde Raoul de Chagny.
Erik, não gosta da relação entre Christine e Raoul e a leva ao seu "mundo" subterrâneo que Christine considera um lugar frio e sombrio, onde ela percebe que o seu "Anjo da Música" é na verdade o Fantasma que aterroriza a ópera.
Christine descobre também que o Fantasma, é na verdade humano e fisicamente deformado na face, razão pela qual usa uma máscara para esconder a sua deformidade. Vendo a verdadeira imagem de Erik, ela entra em choque, e enfrenta uma luta interna entre o seu amor por Raoul e a sua fascinação pelo gênio da personagem do Fantasma.


De todos os livros que eu li esse ano, esse foi, sem dúvida um dos piores. Conhecendo o musical e o filme, eu esperava um clássico totalmente incomparável e inenarrável, me decepcionei um tanto, devo dizer.

O livro é confuso e difícil de ler. Não por questão linguagem, de ser ou não linear, na real ele é chato de acompanhar e não difícil. É extremamente cansativo e quando começa a ficar interessante, quando a história parece que vai dar aquela guinada... BANG, ela morre, simples assim.

O final tem um pouco mais de ação, fica mais interessante. Eu gostei dos últimos capítulos, só não sei dizer se é porque foi bem escrito ou se é porque eu estava, finalmente, acabando o livro!

Então pra resumir: Eu achei brochante! Eu vou ler de novo, daqui a uns 10 anos, pra ver se eu mudo de ideia.

Recomendo: Pra quem tem paciência e quer saber da onde saiu o musical!
Não recomendo: Pra quem não tem paciência, não gosta de enrolação.




Cinema, Teatro e Musical



O fantasma da ópera tem inúmeras versões no cinema e no teatro, todas com sucesso estrondoso entre o publico.
A primeira versão de O fantasma da ópera' para o cinema foi em um filme mudo e em preto-e-branco, em 1925, com Lon Chaney no papel do Fantasma.
Seguiram-se outras versões igualmente populares, nas décadas de 40, 60 e 70, incluindo a versão rock-musical, dirigida por Brian De Palma, intitulada de “O Fantasma do paraíso.” Já no teatro, há o célebre musical da Broadway escrito por Andrew Lloyd Webber, considerada a maior atração teatral de todos os tempos.


Em 2004, foi novamente encenado para o cinema, dirigido pelo renomado diretor Joel Schumacher, com Gerard Butler na pele do fantasma, Emmy Rossum como Christine. Esta última versão foi indicada em três categorias do Oscar.


Essa versão de 2004 eu acho extremamente linda e genial. É um ótimo filme, um dos meus musicais preferidos. Obvio que você não pode esperar muito da parte musical, mas Gerard Butler e Emmy Rossum interpretaram muito bem os papéis de Erik e Christine.

E pra acabar (finalmente!), vou deixar aqui os links de dois vídeos de regravações do musical, que na minha opinião, ficaram até melhores que o original.

"The Phantom of the Opera" - Nightwish e "Music of the Night" - David Cook

Nenhum comentário:

Postar um comentário