quinta-feira, 17 de setembro de 2009

LIVRO DO MÊS

NOVA SEÇÃO
AeeEEeeeeEeeE

Livro do Mês: 1984



certamente uma das obras mais influentes do século 20, ainda que fonte de inspiração para muitas outras obras mais conhecidas (V de Vingança, p.ex.), a obra prima de George Orwell é leitura obrigatória para todos.

A História
A história se passa numa Inglaterra imaginada por Orwell, por volta do ano de 1984 (ninguém sabe com exatidão as datas), a Inglaterra denomina-se "pista de pouso nº1" e faz parte de um dos 3 superestados do mundo, a Oceania (os outros são a Lestásia e a Eurásia). A Oceania vive sob tutela d'O Partido, o Ingsoc, que significa Socialismo Inglês na língua criada pelo Estado, a Novilíngua (falarei mais sobre ela).

O livro conta a história de Winston Smith, funcionário do Ministério da Verdade, que se incumbe de modificar as histórias e documentos do passado, como manchetes de jornal, fotos, criar uma nova verdade, a fim de aumentar a credibilidade e a força do Partido. Fazem parte desse Estado 4 Ministérios, o Min. da Verdade (que transforma as notícias, o órgão midiático do governo), o Min. do Amor (que cuida das torturas e lavagem cerebras dos ideiacriminosos), o Min. da Paz (que cuida da Guerra) e o Min. da Fartura (que cuida das finanças e distribuição de rações). O nome dos ministérios não é ironia, já explico.

Os problemas começam quando Winston começa a questionar as maneiras de controle do partido, sejam as Teletelas, que vigiam o interior das casas, as ruas, tudo é visto pelas teletelas (daí veio o nome do Big Brother), ou pela Polícia do Pensamento (que patrulha a crimidéia, o pior crime de todos), que mantém o controle total da vida social, Winston começa a questionar da veracidade do Grande Irmão, o líder máximo do partido, que aparece nas Teletelas, nunca em público. Winston começa a contrariar as ordens do partido, inicia a sua ida sem volta à crimidéia quando compra um caderno para fazer um diário, segundo ele, já estava morto no momento em que escreveu "Abaixo o Grande Irmão" no caderno. O mais eu conto, menos vocês lerão.

Contexto
O aspecto que mais me interessou no livro, além da ótima trama, é o contexto da sociedade na época, as maneiras como o Insoc influencia a vida social comum, sufocando a liberdade individual.
Por Exemplo, na Oceania, as crianças tem um grupo de escoteiros, são os espiões, onde as crianças são incitadas a relatarem seus pais, possíveis idealistas, à Polícia do Pensamento, o fanatismo das pessoas é tanto que os pais que são relatados ficam orgulhosos; algo tão banal como comprar uma gilete, ficar apaixonado ou até chegar atrasado adquirem status de crime. Além do controle da mídia, o Ingsoc controla o pensamento, num sistema perfeito que controla o pensamento e a linguagem.



Novilíngua e o Duplipensar.
A principal crítica de Orwell, e o ponto mais inteligente de seu livro é o modo como o pensamento pode ser controlado através da linguagem. No livro, está sendo introduzida uma nova língua, a Novilíngua, que, quando completa, impossibilitaria a expressão de qualquer idéia considerada subversiva. Por exemplo, um colega de Winston é especialista, e diz que a Novilíngua é a única língua que diminui, a abolição quase total de adjetivos (ex. o Maravilhoso vira Dupliplusbom) e no futuro, até a palavra Liberdade será inutilizada.
Outro mecanismo igualmente genioso é o duplipensar, que consiste em contar uma mentira, e acreditar nela. Como? No duplipensar, ouve-se a nova mentira, que nós sabemos que é mentira, mas, ao mesmo tempo, nos decidimos que essa mentira contada é a verdade, e sempre foi a verdade, esquecendo até da manipulação, até para usar a palavra duplipensar é necessário duplipensar (A Oceania está em guerra com a Lestásia, então, sempre esteve em guerra com a Lestásia).
E assim, usando o duplipensar como mecanismo alienante e a Novilíngua para prevenir a crimidéia, tem-se um Estado Totalitário perfeito, onde ninguém se rebelaria.
Para traduzir esses mecanismo, fica o lema do partido
"GUERRA É PAZ
LIBERDADE É ESCRAVIDÃO
IGNORÂNCIA É FORÇA"



Por que ler?
Além de ter sido conluída em 1948, a obra nunca foi tão atual e influente hoje em dia. Alguns até comparam Obama com o Grande Irmão (chamam de Amsoc). Comparando o livro com a História, temos governos como o de Hitler, e, proncipalmente o de Stálin, que manipulava fotos de bolcheviques e apagava Lênin das fotos. O livro é um grande alerta, contra a sociedade de Controle e contra a alienação das pessoas.



PS: O livro foi adaptado para o cinema, ótima obra.

Resumo: Livro que faz pensar, sobre a condição manipulável da individualidade
Recomendo para: Quem gosta de literatura política
Não recomendo: Pra quem ainda não acha que Literatura é arte.

3 comentários: