quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Filme(s) da Semana

Atendendo a (mais) pedidos, o filme da semana dessa vez tem 3 filmes, talvez a trilogia mais conhecida dos anos 80, o grandioso:

DE VOLTA PARA O FUTURO!! (1985, 1989, 1990)
Michael J. Fox (Marty), Cristopher Loyd (Dr. Brown)



Falar de "De Volta para o Futuro" é o mesmo que falar dos próprios anos 80, as roupas, as músicas, a visão de futuro, tudo nos lembra daquela década (mesmo que não tenhamos nem nascidos ainda).

O diretor Robert Zemeckis (que também está por trás do ótimo Forrest Gump), juntamente com o roteirista Bob Gale criaram uma história extremamente complexa para os padrões da época (que só se iguala, em complexidade à série de games Metal Gear Solid), com viagens para o futuro para o passado e de volta para o futuro, paradoxos temporais, e um dos aspectos que eu mais gosto, do "efeito borboleta" que cada ação nossa faz no futuro distante.

O primeiro filme mostra Marty, o típico garoto americano dos anos 80: rebelde, anda de skate, acorda atrasado para a escola, enfim, um clássico jovem americano oitentista. Marty tem um amigo incomum, o Dr. Brown, o "cientista maluco" da cidade, que criou a máquina do tempo definitiva (que é um Delorean), e pede a ajuda de Marty para testar a tal máquina.

A partir daí ocorre uma sucessão de erros, Marty vai para o passado e tenta avisar o Dr. Brown que ele vai ser morto (sem spoilers, gente), acaba conhecendo sua própria mãe, é o responsável por juntar sua mãe e seu pai e também inventa o Rock'n Roll na passagem.


(quem nunca quis uma jaqueta dessas????)

A trama eu acho que todos nós conhecemos de cor e salteado, inclusive a clássica cena da Torre do Relógio (que eu sei que todos nós prendemos a respiração da 1ª vez), e todas os detalhezinhos dos três filmes, acreditem, é muita história para contar, tente contar tudo para seu priminho de 6 anos que você entende o tamanho e a complexidade do roteiro. Viajens no tempo, se usadas corretamente, tornam o roteiro uma coisa maravilhosa e gostosa de se acompanhar e tentar entender cada canto obscuro do roteiro. E tudo isso misturado com um humor sutil que poucos se dão o luxo de fazer igual.



Agora, o aspecto que realmente me atrai é o mais nerd possível, como esse filme tratou tão abertamente do tema "Viagem no tempo", coisa que antes só era tratada com seriedade e ciência complexa (vide a obra-prima de Julio Verne, máquina do tempo), quebraram-se esses preconceitos e passamos a ver com mais frequencia esse tipo de ficção científica nas telonas.

Cada vez que se fala em viajens no tempo, o que me vem à cabeça é o DeLorean correndo a 88Mp/h, não tem outro pensamento que me venha tão "automaticamente". A questão que levantou-se mais tarde é que se á possível mudar o futuro indo para o passado, o tal do efeito borboleta, o 2º filme trata muito bem disso, Biff rouba de Marty um livro com todos os resultados dos jogos de futebol, começa a apostar e fica rico,quando Marty volta ao seu presente, a cidade mudou e Biff virou um poderoso que controla a cidade, o tema da predestinação e do livre-arbítrio fica em evidência.



Atualmente, o tema vem sendo explorado pela série Lost, que trata disso com uma seriedade que eu acho excessiva (mas não menos divertida ou complexa), pelo filme Donnie Darko, que eu acho genial e assisto sempre que posso...

Enfim, se você não assistiu De Volta para o Futuro, você não teve um início de adolescência feliz, agora é a hora de assistir.

Recomendo: Para quem gosta de ficção, comédia e de histórias complexas
Não recomendo: Para quem não gosta dos itens acima¬¬
Assista também: Donnie Darko, A Máquina do Tempo, Lost, Flash Foward.

3 comentários:

  1. Ótima escolha!! Eu ADORO esse filme! Acho que a gente nunca tinha comentado sobre ele antes, mas com certeza fez a minha alegria na infância. Acredita que eu chorei quando descobri que o Michael J. Fox tinha Mal de Parkinson? hahahahaha Mas então, viagens no tempo também pode ser explorado de forma subliminar, não? Por exemplo, em Pulp Fiction nós temos uma certa viagem no tempo, uma vez que cada cena aparece em um tempo diferente, né?

    Enfim, ótimo filme, ótima escolha :)

    ResponderExcluir
  2. bem, o aspecto que eu quis comentar aqui foi o da ficção científica mesmo, não da alinearidade da forma de contar a história. BTW, todos deviam assistir Pulp Fiction pelo menos uma vez na vida...
    eu também fiquei triste sobre o J. Fox, mas, fazer o que? a vida é dura mesmo pros atores

    ResponderExcluir
  3. Sim sim, como eu disse, é uma forma DIFERENTE de viagem!

    e atualiza essa BODEGA!

    ResponderExcluir