quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Filme da Semana

Demorou, mas ele voltou, e o filme dessa semana!!!

Estrada para Perdição (2002)
Tom Hanks (O'Sullivan), Paul Newman (John Rooney), Jude Law (Harlen Maguire), Daniel Craig (Connor Rooney).

O segundo filme do diretor Sam Mendes (de Beleza Americana) é baseado numa história real, que aconteceu durante o período da grande Depressão de 29. Gângsters eram a nova lei, contrabandeando bebidas, comprando policiais, políticos, Deus e quem mais tivesse um preço.



É nesse cenário que aparece Michael O'Sullivan, um capanga dos Rooney (família "anexa" de Al Capone - no filme os nomes foram trocados) que foi criado pelo próprio John Rooney, que o acolheu como um filho quando O'Sullivan era apenas uma criança irlandesa num país desconhecido.

Michael é conhecido pelos inimigos de Rooney como "O Anjo da Morte", trabalha para o velho Looney, tem uma mulher e dois filhos. Tudo lindo até o dia em que o seu filho maior decide ver o trabalho do seu pai, se esconde no carro e o acompanha num "trabalho" sem seu pai saber (isso não aconteceu de verdade, mas estamos falando do filme aqui...), e assiste enquanto ele massacra algumas pessoas junto com o filho do outrora bom velhinho, o sanguinário Connor. Sua reação é percebida pelos matadores, então Connor e Michael discutem se devem ou não deixar o garoto sair impune, e concordam que ele não vai falar nada.



Connor não confia muito em Michael, ele mesmo decide ir até a casa dos O'Sullivan e acabar com essa história toda. Connor mata a sangue frio a mulher e o filho menor de Michael. Enfurecido, Michael vai atrás de vingança, e, ao mesmo tempo deve proteger seu filho maior, levá-lo para segurança e dar cabo de Connor.

Michael decide desafiar a máfia dos anos 30, o poder dos Looney e de Al Capone sozinho, sabe atingi-los onde machuca, e vai indo de cidade em cidade acabando com o poder dos mafiosos sem qualquer apoio, somente com uma criança o acompanhando. Durante isso, o velho Looney descobre que seu filho matou a família de seu melhor "empregado", então, decide apoiar as decisões de seu filho, mesmo que não queira ir atrás daquele que considerava seu filho.



Apoiado pelo ótimo roteiro, fatos verídicos, atuações maravilhosas (com destaque para Jude Law, o matador de aluguel), cenas de ação muito bem executadas, fotografia impecável (a recriação da chicago de 1930, o tiroteio na chuva), o diretor Sam Mendes (que ganhou um Oscar no seu 1º filme) consegue tornar o filme numa obra de arte, não só pela história do Anjo da Morte, mas como pelo detalhismo da época, os carros, o interior, e a cidade de Chicago, maravilhosamente cinzenta.



Além de mostrar a máfia como ela era na época, conta a história de um pai ausente que de repente se vê sozinho com o garoto, sem terem pra onde ir, o que fazer. A direção das cenas de Michael com seu filho mostra o lado sensível do matador, que não quer que seu filho o siga.

Resumo: Retrato fiel da relação de pai e filho e da máfia dos anos 30.
Recomendo: Para quem gosta do glamour dos anos 30, e de filmes de mafia, é claro
Não recomendo: para quem não gosta de filmes "parados"
Assista também: Os Intocáveis, Os Bons Companheiros, Inimigos públicos.

3 comentários:

  1. Depois da divina trindade de Coppola e Os Intocáveis, esse é, de longe, o melhor retrato de como funcionava a máfia àquela época... ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Parada é sua bunda!


    mano, ateh os 15 primeiros min td bem... mas depois...

    ResponderExcluir
  3. Ótimo filme, e ótimo post sobre ele :D

    ResponderExcluir