terça-feira, 2 de março de 2010

10 HQ's para ler antes de virar comida de minhoca - Parte 02/02

Finalmente terminamos de ler Y, então resolvemos, com um peso no coração, terminar esse post que demorou semanas de discuções, enjoy.

06 - Lanterna Verde: O Renascimento - (2004/2005) Geof Jhons e Ethan Van Sciver




Este encadernado reúne a história que conta o renascimento do Hal Jordan ( o maior dos Lanternas Verdes ), que morreu na série "os melhores do mundo" após ser possuído pelo medo encarnado, chamado "Parallax", e se sacrificar para salvar o sol do devorador de sóis. Todo esse arco culmina no renascimento de Jordan e no combate definitivo contra Parallax.

Comentário - Fernando
Renascimento é mitologia pura. Toda a história dos Lanternas Verdes tem uma importância enorme aqui, temos uma história muito bem montada pelo gênio atual Geof Johns, que soube explorar com maestria a complexa história da polícia do espaço. Detalhes para a arte fodelosa de Ethan Van Sciver, com enquadramentos perfeitos, e um uso de cores que nunca vi igual.

Comentário - Henrique
Bom, vou ser sincero, foi uma das minhas primeiras HQ’s que eu comprei, e mesmo assim, gostei de um jeito que eu não sabia explicar, depois de me adentrar(ui) no mundo dos HQ’s, re-li essa história e realmente, é muito apaixonante, quando começa a leitura do universo DC é impossível não gostar dos Lanternas Verdes, e essa história mostra a volta do mais fodão que tem, impossível esquecer o confronto eterno do homem que vive implantando medo (Batman) e aqueles que tem que superar o medo, e que fazem isso muito bem!... Tá guardado e amarrado 3 vezes!

PS: Um nerd que se preze sabe o setor espacial da terra... (2814)


07 - Y - O Último Homem - (2002/2008) Brian K. Vaughan e Pia Guerra




Uma “epidemia” mata todos os homens da Terra, todos ao mesmo tempo. Só poupa um jovem escapista (um tipo de mágico) e seu macaco de estimação. A série mostra a jornada do herói para encontrar sua namorada na Austrália. Vemos a sociedade destruída, as mulheres não sabem o que fazer.

Comentário - Fernando
Y é uma das melhores séries da década. O roteiro de Brian K. Vaughan e a arte muito bem finalizada de Pia Guerra trouxeram a glória de volta para a Vertigo, que des de Sandman não ficava tão bem na crítica ou público. A história do último homem na Terra não é tão doce quanto a maioria dos homens imagina. Durante a história, o autor constrói os personagens com uma profundidade incrível, temos

Comentário - Henrique
Bom, estou postando aqui por ser uma série boa, mas não recomendo (por ser uma das coisas que mais me emocionou), não é uma típica série americana em que tudo acaba bem e é possível perceber isso nos primeiros 3 volumes. É uma série muito bem escrita, isso eu não tenho dúvida, e a arte complementa o trabalho do roteirista. Bom, posso ficar falando o quão genial é talvez até faça um post só sobre Y – o último homem, mas bom... vejo isso depois.

08 - Super-man - Entre a Foice e o Martelo - (2003) Mark Millar e Dave Johnson.



É uma série parecida como “what IF” da Marvel, a Elsewords conta o que aconteceria se tal coisa acontecesse, no caso desse HQ a história é o último filho de Krypton cai na terra, porém ele cai na Rússia, pouco antes de estourar a guerra fria. E todos conhecem o Super-man como ícone americano, imaginem o que aconteceria se ele fosse o escudo soviético...

Comentário - Fernando
A premissa é genial, a execução dada por MARK MILLAR é perfeita. A ambientação do primeiro capítulo é perfeita, a Rússia Stalinista em seu auge recebe a maior arma possível, o Superhomem. A série também mostra o Batman como um anarquista, inimigo mortal do homem de aço, e a mulher maravilha como uma simples diplomata. Altamente recomendado, especialmente pelo final diabólico.

Comentário - Henrique
Não sei mesmo por onde começar a falar, na minha opinião é uma das HQ’s mais geniais já escrita, não só pelo roteiro, mas parece que foi o próprio MARK MILLAR que criou o homem de aço, ele conseguiu se colocar no lugar dele e entender suas fraquezas. Além de conseguir entrar no personagem ele consegue expor tudo o que ele pensa, como por exemplo o fato do superman não ligar para políticas, e só em ajudar seu povo. Momentos que mais me marcaram, o Batman anarquista, o final genial, e a parte da carta.

09 - Crise de Identidade - (2004) Brad Meltzer e Rags Morales



Um membro honroso da liga da justiça é assassinado, o que mostra o luto entre heróis de uma forma nunca antes vista. Mostra não só o luto, mas a personalidade por trás de todos os personagens dos simples até os mais complexos. O foco principal da série é mostrar o lado mais comum, mais humano dos heróis da DC. Mostra o que eles são capazes de fazer pelo que pensam e pelo que acreditam no que é certo. Tem um final surpreendente à lá Agatha Cristie.

Comentário - Fernando
Eu não sei como não pensaram nisso antes. Adorei ver o lado podre dos heróis, gostei da intriguinha dentro do grupo, vemos o Arqueiro Verde brigando com o Gavião, vemos que o Batman não tolera o Lanterna Verde, e por aí vai, vemos o ódio entre os heróis, e alguns deles usando seus poderes em seus próprios colegas. É terrível, eu gosto.

Comentário - Henrique
Em minha opinião a melhor crise da DC, melhor que crise infinita, melhor q crise final e entre outras. Ver todos descontrolados por vingança, e loucos para descobrir quem causou tanta dor em um membro é uma vez em um milhão que você vai ver uma história assim.

10 – Asilo Arkham - (1989) Garnt Morrison e Dave McKean



O famoso Asilo Arkham ( apesar do nome é um manicômio) é tomado pelos seus presos, no caso, o “líder” é o Coringa, que pede o resgate de uma jovem em troca do Batman, e o coringa faz um trato com o morcegão. Se o Batman sobreviver dentro do asilo até a meia noite, ele e os outros loucos voltariam para suas celas. Na história Batman encontra Coringa, Duas caras, Crocodilo, Zeus entre outros...

Comentário - Fernando
O que mais me chamou a atenção no Asilo foi, além da ambientação perfeita, foi a atenção dada para cada personagem. O foco é o morcegão entender que ele também é o louco da história, achei genial quando Morrison coloca em prova a sanidade dos loucos ao terem que confrontar seu pior medo dentro de sua casa. Destaque para a história de Amadeus Arkham e a evolução da psique do Duas-Caras.

Comentário - Henrique
Uma obra genial, o que sempre complementou minha teoria, que ninguém no Batman é totalmente são, só se salva o comissário Gordon. O Batman é tão louco quanto qualquer pessoa que ele enfrenta, e como o coringa diz, ele deveria estar lá dentro junto com os outros. A arte... tive uma discussão com a Niége esses dias, ela acha a arte horrível e muito rabiscada, mas para esse HQ foi uma jogada de mestre, dar um tom de loucura num HQ louco...

Enfim, vemos um pouco da loucura de cada um dos seus vilões, e até a cura de alguns... Dica, é de alguém que você conhece bastante...




Menção Honrosa - Batman - A Piada Mortal (1988) Alan Moore e Brian Bolland




O Coringa sequestrou o Comissário Gordon, e o Batman deve salvá-lo. Numa das histórias mais conhecidas e citadas do Morcego, o roteiro sempre impecável de Alan Moore nos mostra onde mora a loucura que transforma as pessoas em vilões.


Comentário - Fernando
Pela história, não parece uma história muito atrativa. Mas, devo lembrar que é do Alan Moore que a gente tá falando, gente. O sequestro do Comissário serve para o Coringa provar um ponto para o morcegão, avrir uma discussão: O que é preciso para alguém ficar maluco? O que separa uma pessoa normal de um Batman da vida? Alan Moore responde usando a história do Coringa (a origem mais aceita do palhaço do crime é dada nessa HQ), ao mesmo tempo que o mesmo tenta deixar o Comissário insano como ele. O que separa a loucura da sanidade é um dia ruim.

Comentário - Henrique
A origem do Coringa nunca foi divulgada abertamente pela DC, mas até agora eles dizem que a mais aceita é dessa origem, e vale à pena ver as poucas páginas da história do maior vilão do Batman, sem contar que conta também a história da Oráculo, do comissário, mas a história não é focada no morcegão... MAAAAS, ainda assim, muiiito bom.

Esperem por mais reviews e opiniões de HQ's, planejamos um post parecido!
Espero que gostem!!


8 comentários:

  1. A menção honrosa foi a única que eu li... mas foi ótimo ter novas ideias!

    :)

    Demorou para sair a parte 2...

    ResponderExcluir
  2. Demorou por que a gente estava em dúvida sobre o Y, a gente precisava terminar de ler

    ResponderExcluir
  3. Não queria ter terminado =(

    São 60 volumes, que se juntaram e formaram 10 volumes únicos, então demorou um pouco =/

    ResponderExcluir
  4. Uma lista composta só de HQ de super-herói... como se não existisse quadrinhos no resto do mundo?

    Só de HQ francesa poderia fazer uma lista de onde, ficariam apenas 3 dessa sua lista...

    Mais enfim, é sua lista, e tenho que respeitar.

    Uma coisa é certa para mim, de quadrinhos estadunidenses, Mark Millar não entra nessa lista nem de longe.
    Sandman, V de vingança, Watcheman, Homem animal, Monstro do pântano, merecem muito mais, e algumas dessas nem citadas foram...

    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Watchmen tá ali, amigo.
    E é claro que muita coisa ficou de fora, nem de longe conseguimos citar todas.
    Bem, gosto é gosto e tá aí pra discutir mesmo, agradeço o comentário

    ResponderExcluir
  6. Muito ruim a lista, não tem um desenhista que preste.

    ResponderExcluir
  7. Opa, belza Fernando? Vi Watcheman ali sim... Assim como V de vingança... Só que você colocou muita coisa nova, que nem de longe é melhor que algumas dessas que citei... Talvez você não as tenha lido ainda... Sem contar, como eu disse, a falta de quadrinhos de outros mercados, como o Francês, o Espanhol, o Italiano... e por ai vai!

    ResponderExcluir
  8. Bem, Lucas, nossa lista é americanizada mesmo, é o tipo de quadrinho que me agrada mais a leitura, e sem contar que não conheço mesmo o mercado estrangeiro.
    E eu acho que sou a única pessoa viva que não gosta de Sandman...

    ResponderExcluir