sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Filmes - Top5 + 1

Oi, mais uma vez, enquanto o post sobre HQ's ainda fermenta, posto mais um top5, dessa vez com filmes policiais:

1- A cena do restaurante em Heat, o primeiro encontro (em cena) de dois gigantes do cinema. Além do diálogo ser afiadíssimo, digno de quotes, a atuação impecável dos mestres (dizem que a cena não foi ensaiada at all), o filme é ótimo, a ambientação (quase toda in loco) é perfeita, a trama é intrincada, enfim, esse filme é foda, caralho.



2- O final de Se7en. Já falei do filme aqui no blog. A cena que vou postar é o FINAL do filme, então, 100% spoiler. Seja por toda a tensão criada no filme, a crueldade da cena surpreende, tudo nesse filme é tão bem construído que a cena final por si só vale a pena ver o filme inteiro.



3- Em "Estrada para a Perdição", que também já falei aqui no blog, a cena onde o Anjo da Morte dá cabo de sua vingança. Aqui, uma das melhores cenas de filme de gângster que já assisti, debaixo de uma chuva torrencial em Chicago, Mike Sullivan atira nos capangas do homem que o tratou como filho, detalhe aqui para a expressão do tio Hanks antes de atirar no velho, chega a doer o coração.



4- A história sobre o assalto de banco que virou um sequestro de proporções míticas por causa da mídia americana, "Um Dia de Cão", nesta cena específica, o sequestrador Sonny libera um dos reféns e incita a multidão, gritando "Attica! Attica!", numa alusão a uma rebelião no presídio americano de Attica, onde a polícia executou 39 pessoas, 10 delas reféns. A cena é poderosa, os brados do criminoso recoaram 4 anos depois do massacre (que ocorreu em 71, o filme é de 75).



5- Dirty Harry, em seu filme de estréia, curtindo seu cachorro quente, até que o grupo de assaltantes malvados tentam fugir. Na sua primeira cena de ação, o policial fodão de Clint Eastwood para os assaltantes sozinhos com o seu poderoso magnum, depois solta uma das melhores frases que eu já ouvi "Do you feel lucky, you punk?" Simplesmente demais.



+1
Mais uma cena de restaurante. A mais clássica de todas, a conversa de Michael Corleone e Vigil Sollozo no restaurante italiano, onde o herói de guerra queridinho da família se torna o gângster frio e maldito dos outros 2 filmes.



(vou deixar isso por aqui...)

3 comentários:

  1. 2 desses dilmes se encaixam mais como máfio que como policiais...


    e francamente, Dirty Harry?

    ResponderExcluir
  2. Dirty Harry é tipo o Super-homem dos filmes policiais, cara

    ResponderExcluir
  3. até esqueci o que eu ia falar, depois que eu vi a foto do ovo vomitando!

    ResponderExcluir