quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

10 HQ'S Pra ler antes de virar comida de minhoca. - Parte 01/02

Após muita discussão, nós, Fernando e Henrique, chegamos a um consenso: indicar 10 HQ's que todos deveriam ler. Temos aqui em lista muita coisa que passa desapercebida na maioria das listas, mas, gosto é gosto, e essas são a que nós indicamos, comentadas por nós dois (lembrando que não estão em ordem, mas sim pelas que nós lembramos primeiro...):

01- Guerra Civil (2006/2007) Mark Millar e Steve McNiven:



Depois de uma perseguição desnecessária e perigosa para um reality show de heróis, Nitro,um dos vilões em perseguição explode uma cidade inteira, fazendo com que a população culpe os heróis. Até que surge uma lei para que todos os sobre-humanos se registrem para o governo ter um pouco de controle sobre suas ações, claro que essa decisão toma 2 lados, alguns são a favor, outros contra. O Homem de Ferro toma parte de ser a favor e o queridinho da América (da Marvel) contra.


Comentário - Fernando:

O roteiro sempre impecável de Mark Millar é o atrativo principal da guerra civil. Temos aqui momentos épicos, como a revelação do homem-aranha (levando diretamente ao arco “Uniforme Negro”).

Comentário – Henrique:

Muitas brigas, muita porrada, muita lição de moral, altamente recomendável. Meu irmão me apresentou Mark Millar como MARK MILLAR, antes era só o um roteirista, mas depois de ler Guerra Civil, Caído entre os Mortos, Supremos, Supremos 2, Red Son, Kick Ass, e o Velho Logan, com certeza você irá se apaixonar por ele, é um roteiro muito elaborado, muitas vezes elaborado demais, mas ainda assim, mas ainda assim, eu não me canso dele.



02- Watchmen (1986/1987 ) Alan Moore e Dave Gibbons:



O assassinato de um herói mascarado é investigado pelo vigilante Rorschach, numa sociedade que não tolera o “vigilantismo” e Nixon foi eleito trocentas vezes. A investigação leva Rorschach a crer que alguém está perseguindo os heróis aposentados.


Comentário – Fernando:

Leia meu último post...

Comentário – Henrique:

Watchmen é talvez a mais aclamada série de quadrinhos até hoje, talvez seja pelas suas inovações, seja na arte, muito diferente das normais nos anos 80, ou pelo roteiro, com um palavreado e conversações pesados. Mas acho que sobre tudo é a abordagem com o leitor, por mais que não pareça, é mais uma HQ policial. Os vigilantes na verdade não tem nenhum poder, a não ser Jhon, que vira um Deus (mas não combate o crime). Os heróis deixam de ser heróis num simples estalar de dedos, e vivem suas vidas normalmente. Até, bem, começarem a matar os ex-mascarados.


03 – Cavaleiro das Trevas (1987) Frank Miller (Roteiro e Desenhos)



Frank Miller nos mostra aqui um Batman aposentado, Bruce Wayne isolado em sua mansão (e Alfred parece ser imortal), o Coringa está catatônico no asilo arkham, tudo parece bem. De repente, temos a volta do Duas-Caras, e logo, do vigilante mascarado favorito de Gotham City, e do seu vilão. Frank Miller explora o cansaço do herói, as duas forças destinadas a lutarem.

Comentário – Fernando:

Talvez a melhor história de Frank Miller, o herói está velho, a cidade se acostumou à ausência do Morcegão (até se esqueceu dele), todos parecem ter superado o trauma. A volta dele só demonstra como esse tipo de coisa é ao mesmo tempo necessária e nociva. E outra coisa interessante, Miller retrata o Super-Homem como um reacionário, uma arma poítica dos EUA. Genial.

Comentário – Henrique:

Talvez melhor até que qualquer Sin City, Frank Miller se supera em um roteiro genial, mostrando sempre, os dois lados da moeda, ou os 2 lados da face... Mostra o como o Batman sempre vai ter o que ele quer, dos seus meios, e como o coringa sempre vai ser a pedra no sapato do Batman, e como o Super-Man sempre vai ser o “Policial nº 1 da América” ( ou, pau mandado).


04 – All Star Superman (2005/2008) Grant Morrison e Frank Quiterly.



A série All-Star tem uma premissa simples: pegar um autor fodão e dizer “Vai, faz o que tu quiser”, abrindo espaço para uma história completamente nova e fora da cronologia oficial do personagem. É o que Grant Morrison fez, elevou a mitologia do Super-Homem a um nível novo, criou uma história divertida e bem amarrada. Ao tentar salvar a primeira missão tripulada ao Sol, o Homem de Aço é atingido por raios solares nocivos, criando um tipo de super-cancer.

Comentário – Fernando:

Adoro a mitologia que Morrison colocou aqui, ele conseguiu fazer do mito do último filho de Krypton uma história sempre divertida, que prende o leitor. Um detalhe interessante é que ele criou alguns conceitos e expandiu os existentes, como a fortaleza da solidão, ou até mesmo o planeta-bizarro. Destaque para a história da Lois Lane com super-poderes, é romântico e vital à série.

Comentário – Henrique:

All Star, a ascensão de Grant Morrison? Ou a Obra prima dele? Não sei, quando eu ler tudo dele eu dou minha opinião, enfim, é uma história muito boa, impossível querer ler só um volume em um dia, mostra uma das kriptonitas novas, a preta, se eu não me engano... São 12 grandes feitos pelo nosso queridinho da América ( agora, da DC). Para fechar com chave de ouro, uma batalha épica no mínimo.

05 – V de Vingança (1982/1989 ) Alan Moore e David Lloyd



Depois de uma tomada de poder e uma implantação de um regime totalmente ditatorial, que chega até a vigiar as pessoas. Depois de um tempo, é claro que começam a querer derrubar o poder, é aí que surge o “V”, porta voz da anarquia. Então é destruindo marcos ingleses que V mostra o quão frágil o governo é e assim, consegue “chamar” mais pessoas para sua luta.

Comentário – Fernando:

Esqueça o filme, o HQ mostra de uma maneira muito mais densa o que o filme tentou passar. A força do Estado está nas pessoas ou nos governantes, na polícia? Habilmente, Alan Moore dá a resposta através da história do terrorista V, da ingênua Evey Hammond, e de um número enorme de histórias paralelas.

Comentário – Henrique:

É uma HQ genial, mostra o quanto o estado influi na sua vida, mesmo que você não ligue ou não goste, mostra a alienação do povo não só com o governo, e o que cada um é capaz para defender seus ideais. Vale a pena morrer pelo que você pensa? FIKDÚVIDA...


Esse é o fim da 1ª parte. Algum dia a gente posta o resto.

2 comentários:

  1. Dos 5 eu só li 2, claro, os mais clichês. Infelizmente ainda estou nessa no mundo das HQs, mas a lista me deu ideias, e eu adoro ideias.

    Posta o resto logo, cambadinha!

    ResponderExcluir
  2. meo, nunca li nenhum HQ, acredita?
    eles me davam dor de cabeça, vai entender... mas lendo o post até deu vontade de ler algum desses =]

    ResponderExcluir