quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Séries: Dexter

dexter theme .mp3


Found at bee mp3 search engine
Durante o post, ouça a música-tema da série!!! Dá o play ae vagabooondo...



É, faz tempo que eu não falo de séries, achei válido ressucitar a seção...

Ah... Mais uma série policial? Essa foi a pergunta que me assolou a primeira vez que ouvi falar sobre Dexter, vi que a maioria da trama se desenrolava no Miami Metro, com detetives, longas investigações e um serial killer. Bem, eu não estava de todo errado, mas eu com certeza fui surpreendido pela história desse carismático criminoso.



Primeiramente, quero dizer que Dexter não é uma série policial comum, pros que nunca ouviram falar, vou contar a trama de um jeito simples: Dexter Morgan tem uma namorada, que tem filhos, uma irmã carrancuda, um bom trabalho na polícia de Miami, um apartamento adorável. Mas, Morgan tem um impulso por matar pessoas. A trama se desenrola, primeiramente, sobre o fato de que o amado Dexter só mata criminosos que a polícia nunca conseguiu pegar, ele tem um tipo de Código de conduta, ditado pelo seu falecido pai, que era policial. E é graças a esse código que Dexter nunca foi pego por nenhum de seus assassinatos.



Baseada na cultuada obra de Jeff Lindsay, a série explora os cantos obscuros da psique humana, o conceito de trauma é elevado à maior importância quando descobrimos os por ques de Dexter ter esse "Dark Passenger", quando vamos recebendo detalhes de seu passado, de sua formação, sua vida após ser adotado pelo policial Harry Morgan, receber uma irmã, uma nova família. Cada episódio é elevado a um estado de arte enquanto vemos Dexter ter que fingir cada sentimento, cada emoção que ele realmente nunca sentiu, vemos como é a sensação de caçar um ser humano, a tensão é presente em cada cena.

O roteiro é um dos mais bem escritos da atualidade (na minha opinião, o melhor des de Sopranos), cada episódio mostra um dos aspectos da vida social do serial killer, onde tentamos compreender o principal, que Dexter nunca sente qualquer coisa, só a exitação de matar, ele não ama, ele não sente amizade, só aquele pulso animal por matar o próximo, misturado com um senso distorcido de Justiça, o espectador aprende a adorar esse personagem. Além da enxurrada de ótimos personagens, como pervertido Masuka, Rita, a namorada de Dexter e seus filhos Astor e Cody, Paul Bennet, o ex marido de Rita, todos esses personagens adquirem uma profundidade incrível ao descorrer das temporadas, cada um com tramas próprias, tudo tão bem desenvolvido.



O line-up da série é simplesmente sensacional, Jennifer Carpenter, d'O Exorcismo de Emily Rose arrebenta no papel da boca suja Debra Morgan, mas o papel realmente fodasticamente interpretado é o proncipal, Michael C Hall está em sua melhor forma ao dar ao serial killer mais amado da TV uma atuação digna dos Emmys que ele ganhou (acho que atualmente só o Bryan Carson, de Braking Bad se equipara...). Também os coadjuvantes são ótimos, destaque para Maria LaGuerta, que começa bem chatinha, mas se desenvolve muito bem, e para o Sg. Doakes, que nos faz ter raiva do único personagem que sacou a psique de Dexter. A 4ª temporada teve um reforço de peso, John Lithgow (O Dossiê Pelicano, várias dublagens, Footloose), um veterano que faz um matador que atua por 30 anos sem ser pego, sempre fazendo 3 vítimas por cidade que visita.



Santo ou demônio?
Dexter representa o conflito dentro de cada um de nós, a vontade primal de mandar tudo à merda e esquartejar o primeiro que a gente cruzar, representa também a importância de se viver em sociedade, aquele que está sozinho está fadado a perder tudo, a real importância de sermos seres sociais, não é apenas a máscara que usamos, a vida em sociedade nos torna quem somos, pessoas boas ou ruins. Além disso, sempre uma questão muito interessante é posta: o fato de matar somente criminosos faz o carrasco mais criminoso ou salvador? É algo a se pensar...

Atualmente, o seriado está em sua 4ª temporada, que continua renovando o fôlego a cada episódio, mesmo após uma 3ª temporada morosa, os índices de audiência estão maiores a cada episódio.


Resumo: Todos nós temos um Dark passenger
Recomendo: Pra quem gosta de assuntos psicológicos
Não Recomendo: Pra quem acha que TV é pra comédias românticas
Assista também: Death Note, O Gato de 9 Caudas, A Cauda do escorpião.

3 comentários:

  1. Primeiro: A série muito me apetece, estou dependendo de você pra assisti-lá.
    Segundo: De fato, parece muitíssimo interessante, devo dizer que essa complexidade toda me apeteceu aindamais :).
    Terceiro: Eu sou curta e grossa e acho que direitos humanos são apenas pra humanos direitos, Dexter FTW!
    Quarto: Nenhum desses no "Assista Também" me apeteceu, at all!

    Bom post :D

    ResponderExcluir
  2. A série é muito boa, a melhor parte é desvendar o que e o porque o Dexter faz isso...

    Nem o superhomem é tão fodão quanto ele
    DRB
    Dexter Ruleia Bundas!

    ResponderExcluir