quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Filme da Semana

À Beira do Abismo (The Big Sleep - 1946)
Humphrey Bogart (Philip Marlowe), Lauren Bacall (Vivian Rutledge)




Ah, o noir, os filmes nascidos diretamente da literatura dos anos 30-40, falavam de crimes, femme-fatales, assassinatos, drinks, detetives particulares, policiais ineficientes, Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Orson Welles, a era de ouro do cinema americano. Não vou gastar o post falando da forma de arte que é o cinema noir, só me exaltei um pouquinho...

Baseada na obra de Raymond Chandler, o personagem principal de sua obra, o detetive durão Phillip Marlowe é contratado por um velho general ricaço moribundo requisita os serviços do detetive para cuidar de um caso de chantagem, onde o chantagista cobra do general dívidas de jogo de sua filha mais velha, Vivian. Mas a trama do filme é muito, mas muito mais complexa que isso, o general perdeu o seu companheiro que cuidava dos problemas da família, Shaun Regan, Marlowe é rapidamente tragado para um ciclo de chantagens, capangas com punhos de aço, negócios exclusos, assassinatos e paixões. A complexidade da trama é tamanha que enquanto os roteiristas do filme procuravam descobrir quem matava um dos personagens, ligaram para o próprio autor do livro para perguntar que é o assassino, ele brigou com os dois e falou que a resposta estava ali no livro. Dez minutos depois Chandler liga e diz que nem ele sabe quem era o tal do assassino.



A graça de acompanhar o filme, além de desvendar a complexa história, é acompanhar a dinâmica entre o par romântico de Bogart e Bacall, o Marlowe de Bogart é um cara tranquilo, esperto, e exerce um poder incrível sobre a mulherada, Bacall faz a inconsequente filha do general que não mede esforços para gastar todo o dinheiro do pai em jogos, teve um caso com o dono do cassino e está envolvida até o pescoço em pelo menos 3 assassinatos. Eles se conhecem na casa do general, na primeira visita do detetive, a química entre os atores é perfeita (tanto que os atores eram casados des de 1945, formaram um dos maiores casais do cinema) e convence à medida que a também durona vivian cede aos encantos do Charmoso Marlowe.



Terminando aqui meu pequeno review, é um filme a ser visto, se for assistir, assista anotando os personagens, realmente vai ajudar a entender a trama em sua complexidade. Realmente vale a pena.

Quote: "So many guns in this town and so little brain"
Resumo: Um clássico de filmes de detetive, é tão bom quanto o gênero permite.
Recomendo: Pra quem gosta de desvendar histórias tão complexs quanto as reais.
Não recomendo: Pra quem se enrola nos primeiros 30 minutos de filme
Assista também: O Falcão Maltês, Uma aventura na Martinica, A Marca da Maldade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário