sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Filme da Semana

(e achavam que eu tinha desistido hehehe)
Se7en (1995)
Bradd Pitt (Det. Mills), Morgan Freeman (det. Somerset), Gwylneth Paltrow (Tracy Mills) e Kevin Spacey (John Doe).



Temos aqui hoje um dos filmes que sempre terá um espaço no meu coração, Se7en, de David Fincher (Clube da Luta, Zodíaco, Benjamin Button), o melhor thriller policial já feito, marcou, pra mim, o fim do gênero com grande estilo (uns poucos se salvam hoje em dia, mas o gênero está consideravelmente mortinho da silva).

O início do filme não podia ser mais clichè, policial novato (Pitt) chega na cidade e é acolhido pelo policial antigo, durão, "by the book", aquela coisa de sempre. Mas, o que faz esse filme tão fodão, tão memorável, uma obra-prima do gênero? Seja pela trama muito inteligente, as boas cenas de ação, a direção impecável ou as atuações dignas de um Oscar (e um quadro na minha parede), é todo esse conjunto de fatores que faz de Se7en um marco dos filmes policiais.



O filme combina com maestria uma história extremamente cerebral, cenas que chocariam a pobre existência de qualquer mortal, uma fotografia escura, perturbada, tudo isso num roteiro bem amarrado, com atuações ótimas e um bom desenvolvimento. O diretor David Fincher, conhecido por explorar os cantos escuros da mente humana (vide Clube da luta), escolheu bem ao contar a história de um serial killer inspirado pela obra imortal de Dante Alighieri, a Divina Comédia, onde cada crime que comete é baseado em um dos 7 pecados mortais. A intenção do assassino é dar uma boa lição na humanidade, sobre a podreira que é o ser humano. A trama, que começa como um jogo regular de gato-e-rato logo toma proporções míticas, onde o Bem e o Mal tomam o espaço central. Na trama, o espectador é constantemente deixado pra trás, toda a trama é vista pelo lado dos protagonistas, nada é descoberto pelo espectador sem que os personagens principais também saibam, esse é um artifício pouco usado até então.



Após o poético final (que eu não vou contar aqui, seus putos), o espectador é levado a questionar se existe alguém realmente sem pecado, se a moral que seguimos hoje em dia é uma coisa sólida, se o pecado não é uma parte de qualquer ser humano.
O filme é recheado de clichès de filmes de policial, mas todo o conjunto de fatores que eu já citei faz com que essas partes tão previsíveis se tornem cenas deliciosas de assistir.

Curiosidades:
-Todos os nºs de prédios começam com 7
-A cena final foi filmada às 7pm
-Antes da última cena, Spacey não queria raspar a cabeça, então o diretor disse: se vc raspar, eu raspo. Rasparam a cabeça.
-Curiosamente, Brad Pitt ganhou 7 milhões para o papel
-Morgan Freeman não
-Um pouco antes do final, a face de Mills (Brad Pitt) aparece num flash, técnica que Fincher usou muito em Fight Club.
-Essa é a 7ª curiosidade.

Resumo: Filme com proporções bíblicas, sobre a eterna luta do bem contra o mal, com cenas que fariam minha vózinha botar o jantar pra fora.
Recomendo: Pra quem gosta de Thrillers Policiais
Não Recomendo: Para idiotas.
Assista também: Psicopata Americano, Kill Bill, Sin City

Depois de cada post, decidi colocar o trailer dos filmes:

3 comentários:

  1. MA-MÃE!
    Esse filme é foda demais!!!!
    Bom post!
    ps: WHAT'S IN THE BOX????

    ResponderExcluir
  2. Porra, ótima escolha cara...

    Se eu já era fã do Kevin, juro que esse filme fez-me tornar uma fiel apreciadora do cara...

    E a forma como a história toda é amarrada, um roteiro bem cadenciado...
    realmente um clássico a ser lembrado!

    ótima escolha!

    ResponderExcluir
  3. óóótemo!

    adoro esse filme, meu segundo favorito, a história, o tio Morgan... e o Kevin, sem palavras...

    anywho, bom post

    ResponderExcluir