quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Livro da Semana: O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

Porque quarta é dia de feira no extra, futebol e terrores inomináveis que podem, neste exato momento, estar deslizando e arrastando-se pelo fundo viscoso do oceano!!!


Vamos lá falar novamente sobre a obra do gênio H.P. Lovecraft. Já falei sobre ele, e sobre o adorável Cthulhu no meu primeiro post "Literatura na Música".

Este livro da editora Hedra traz 7 contos de Lovecraft, todos de terror (dã!), entre eles o original “O Chamado de Cthulhu”. Mas vou falar mais sobre os outros, afinal, já falam o bastante de Cthulhu. (A que vos fala incluída!).







Todos os contos tem uma riqueza imensurável de detalhes, te colocam nas cenas, despertam o medo e principalmente a curiosidade. É impossível ler e não levantar perguntas ou se envolver na atmosfera de terror e suspense.


Considero H.P. Lovecraft um gênio e também um maluco. Gênio porque, para mim, o terror é universal. Um romance ou uma comédia podem não causar sentimento nenhum, já o terror quase sempre o faz. Pode nem sempre meter medo ou aterrorizar, mas algum sentimento ele vai causar, seja ele nojo, raiva, ou desconforto.

Para uma obra ser considerada arte na atualidade, ela tem que obrigatoriamente despertar algum sentimento em quem a vê, independente de ser bela ou grotesca. E é assim que eu vejo a obra de Lovecraft, pode não ser bela, mas desperta algum sentimento, não importa qual seja. E não há ninguém que escreva terror como H.P. Lovecraft, por isso o considero um gênio. Maluco? Porque ele criou coisas doidas e inexplicáveis, mas ainda assim, geniais! E porque explora o medo que há no desconhecido, em alguns momentos não fica claro quem ou o que é o vilão, mas ainda assim, é aterrorizante.


Nesse livro de contos, eu dou destaque aos contos “Dagon”, “O modelo de Pickman” e “O que a Lua traz consigo”. Este ultimo prova tudo o que disse, tem apenas 2 páginas e meia, que são suficientes pra dar medo ou causar pelo menos um leve desconforto.


Entretanto, apesar de toda a genialidade, o livro deixa a desejar nos diálagos (não os tem), o que deixa algumas partes meio monótonas. E não é muito fácil de ler, os contos são meio “pesados”, não só pela temática. Mas ainda assim, valem muito a pena.


E pra finalizar, convido aos que já conhecem o mito ou os contos sobre o Cthulhu a lerem também os outros, que são tão bons quanto ou até melhores que ele!


Recomendo: A quem gosta de histórias de terror; a quem gosta de Stephen King, que era fã de Lovecraft; a quem gosta de umas histórias um pouco mais complexas do que o tradicional lengalenga de final feliz.


Não recomendo: A quem gosta de romances, finais obrigatoriamente felizes e histórias com muita ação. E aos que se chocam facilmente com imagens grotescas!

6 comentários:

  1. Imagem grotesca é o que há! E Lovecraft inspirou ou foi inspirado por Stephen King? Fikdik! Mais uma vez parabéns pelo belíssimo e trabalhado post, sunshine! Besos

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Lovecraft inventou o terror moderno, ao lado de Alan Poe. Edu, a obra de SK tem aspectos de diversos autores, o misticismo de Allan Poe, as descrições memoráveis de Lovecraft e o suspense de Arthur Connan Doyle. Fikdik!

    ResponderExcluir
  3. bom quanto a livros sou meio lesado, mas "Cthulhu" q nome é esse D=?

    ResponderExcluir
  4. Não é o meu tipo preferido de leitura, fato! Mas nao quer dizer que não goste, enfim

    Gostei da evolução da resenha da semana passada pra esta, você já desenvolveu uma analise mais criteriosa do conteúdo e do perfil literário do autor, bem como manteve uma pequena analise da estrutura. Parabéns. :)

    Mas continue evoluindo nisso, seja cada mais criteriosa e analítica. Vc tem futuro.

    =*

    ResponderExcluir
  5. Meu prefirido desse livro foi " O Que a Lua Traz Consigo", é simplismente genial... todas as descrições, da lua, do mar... ele consege descrever tanta coisa, em tão pouco tempo...

    Impressionante!

    ResponderExcluir