terça-feira, 23 de junho de 2009

Cinema - Especial 2 - parte 1

Hoje não vou falar de um filme, mas de uma pessoa:
Charlie Chaplin.

Vida:
Sir Charles Spencer Chaplin, inglês, filho de dois músicos que, logo após o nascimento do filho se separaram, e o pequeno Charlie ficou aos cuidados da mãe instável, seu pai morreu devido ao vício em bebida quando Charlie tinha apenas 12 anos, mesmo ano em que sua mãe foi internada no Asilo Cane Hill, onde morreu, em 1928.

Charlie subiu ao palco pela primeira vez em 1894, quando sua mãe o ensinou a representar, cantar e dançar. Quando pequeno, ficou doente duas vezes, e sua mãe representava para ele o que acontecia na rua com mímicas. Em 1912, Chaplin se juntou a uma companhia alemã de comédia, devido à influência de seu meio-irmão, Sydney, que deu uma ajuda ao garoto, e, no mesmo ano, entrou nos Estados Unidos com a companhia. Foi nessa época que conheceu Stan Laurel (o magro, de O Gordo e o Magro), com quem dividiu o quarto numa pensão. A atuação foi notada pelo produtor Mack Sennet, que o convidou para os estúdios Keystone, onde Charlie demonstrou talento, e obteu autonomia, tendo poderes para atuar, produzir, escrever e dirigir seus filmes, que adquiriram fama rapidamente.

Em 1919, fundou seu próprio estudio, junto com outros artistas, o United Artists.

Em 23 de Outubro de 1918, Charlie casou-se pela primeira vez, com Mildred Harris, que na época tinha 16 anos, eles tiveram um filho deformado, que morreu três dias após o nascimento, separaram-se dois anos depois. Logo depois, Chaplin ficou conhecido pelos seus "dotes", dizia qque seu pênis era a Oitava Maravilha do Mundo, e que chegava a cinco ou seis orgasmos seguidos, com minutos de descanso.

Aos 35 anos, casou-se de novo, com Lita Grey, também de 16 anos em 26 de Novembro de 1924, no México, tiveram dois filhos e divorciaram-se em 1926, quando a fortuna de Chaplin beirava os US$900.000,00. O estresse do divórcio deixou-o de cabelos brancos. Aos 47, casou-se secretamente, com Paulette Godard, que tinha 25 anos em 25 de Junho de 1936.

Essa foi uma época conturbada na vida do cineasta, pois na mesma época, Charlie se envolveu com outra atriz, Joan Barry, que, em 1942 alegou ser mãe de um filho dele, envolvendo o astro num escândalo público, que tomou a mídia americana por anos, terminando com Charlie sendo obrigado a pagar US$75 para Joan por mês, até que o garoto completasse 21 anos, acabou divorciado mais uma vez e com 2 filhos para criar.

Casou-se pela última vez em 16 de Junho de 1943, com Oona O'Niel (com 17 anos na época), ele tinha 54 anos. Depois do casamento, Charlie quis levar Oona para viajar o mundo, e, ao sair do país, foi ameaçado de ter seus bens confiscados pelo governo, sua reação foi surpreendente: disse que poderiam vender tudo. Em 1954, quando decidiu voltar aos E.U.A, seu visto foi cassado, alegando-se "atitudes anti-americanas", num processo encabeçado pelo próprio Edgar J. Hoover, na época do Macarthismo (pra quem não sabe, foi a caça-aos-comunistas, encabeçada pelo Senador Mcarthy), decidiu então ficar na Europa, indo morar com sua nova (e bota nova nisso) esposa, onde teve 8 (sim, oito) filhos.

Em 4 de Março de 1975, foi condecorado Sir pela rainha Elizabeth II. Tal projeto foi proposto em 1956, mas foi vetado, pois achavam que Charlie era comunista.

Charlie morreu em 25 de Dezembro de 1977, em consequência de um derrame cerebral, foi enterrado em Vevey, na Suíça. Três meses depois, um bando de mecânicos bulgaro-poloneses invadiram o cemitério e violaram o túmulo, roubando O corpo (sim, o próprio corpo), numa tentativa de extorquir dinheiro da família. O plano falhou e três dias depois, os bandidos foram capturados, o corpo foi achado onze semanas depois, no lago Léman. Desta vez, foi enterrado debaixo de um tampão de 2 metros de espessura (exigência da família), onde hoje tem uma estátua do Mestre.



Em 1992, foi feito um filme sobre sua vida, interpretado por Robert Downey Jr. (genial no papel), Geraldine Chaplin (filha de Chaplin, que interpreta sua própria avó no filme), Antony Hopkins, Mila Jovovich, Kevin Kline, Diane Lane, Marisa Tomei, entre muitos outros astros, e dirigido por Sir Richard Attenborrough.

Parte 2: Obra (em breve)

2 comentários:

  1. Nice man, nice! Eu num sabia praticamente nada da história dele. Também não seu muito sobre a obra, mas com isso vc tbm me ajuda ahsiuhsiu. Ah sim, pra finalizar: PE - DÓ - FI - LO!!! =)

    ResponderExcluir
  2. e você achava o Woody Allen um crápula hehehe

    ResponderExcluir