quinta-feira, 18 de junho de 2009

Wuthering Heights ~ O Morro dos Ventos Uivantes




Wuthering Heights traduzido para português como "O Morro dos Ventos Uivantes", foi o único romance da escritora britânica Emily Brontë. Recebeu fortes críticas na época de seu lançamento, mas hoje, é considerado um dos clássicos da literatura inglesa.

A trama toda acontece ao redor de Catherine Earnshaw e Heathcliff, que são um dos grandes casais da literatura, comparados à Elizabeth Bennet e Mr. Darcy (do romance “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen) e Romeu e Julieta (que não precisa de explicações!).

Teve várias adaptações para o cinema e a televisão, a versão cinematográfica mais fiel ao romance é a de 1992, com Ralph Fiennes e Juliette Binoche.





O romance também originou uma canção de sucesso: Wuthering Heights de autoria e vocais de Kate Bush, que conta a história da perspectiva de Catherine. A música foi regravada pela banda de Heavy Metal Angra, na voz de André Matos.

Vídeo da música "Wuthering Heights" de Kate Bush com cenas do filme de 1992.

Sinopse:


A história é contada pela testemunha ocular de todos os acontecimentos, uma governanta chamada Helen Dean.
A trama começa quando o patriarca da família Earnshaw resolve fazer uma viagem e lá resolve adotar um pequeno órfão, que todos acham ser um cigano, porém sua procedência não é revelada em hora alguma da narrativa, ao qual denominam Heathcliff.

Toda a afeição que o pai logo demonstra pelo menino enciuma seu filho legítimo Hindley, que acha que está perdendo a afeição do pai para o menino. Sua irmã, Catherine, se afeiçoa por Heathcliff. Quando o Sr e Sra Earnshaw morrem, Hindley sujeita Heathcliff a várias humilhações. Este passa a ficar bruto e melancólico.

Apesar do amor entre ele e Catherine, ela decide casar com Edgar Linton, por esse ter melhores condições de sustê-la que Heathcliff.
Heathcliff sai do Morro dos Ventos Uivantes e, quando volta, está rico, chamando a atenção de Catherine e despertando ciúmes em seu marido. Catherine tem uma filha de Edgar e morre logo em seguida. Heathcliff resolve se vingar de Edgar e de Hindley.








O romance é conturbado, difícil de entender. Por ser um romance épico, espera-se que as personagens principais sejam adoráveis. E ao longo da história, nota-se exatamente o oposto.

Catherine é uma jovem mimada e egoísta, que não mede esforços pra conseguir o que quer, por mais absurdo que seja. No desenvolver da história, fica divida pelo seu amor por Heathcliff e pela vida confortável e a fortuna que teria casando-se com Edgard Linton. A disputa dos dois homens a deixam debilitada mental e fisicamente. Catherine é um dos personagens mais complexos da trama.

Já Heathcliff é extremamente apaixonado por Catherine. É também atormentado e vingativo, seus sentimentos são tão intensos que beiram a loucura. Considera todos culpados por seu sofrimento, e além de se vingar de todos, inclusive Catherine, vinga-se também da geração seguinte das famílias Earnshaw e Linton. Heathcliff é considerado como um arquétipo do herói byroniano, cuja paixão é tão intensa que chega a destruir todos a seu redor, e a si mesmo.

Como já dito antes, O Morro dos Ventos Uivantes é um romance complexo e não agrada a todos. Pra entendê-lo bem e até gostar, é necessário que seja lido ou assistido mais de uma vez.


Seguindo o exemplo do Fernando:

Recomendo: A pessoas que gostam de romances, e que estão dispostas a entender esse.

Não recomendo: A pessoas que gostam de romances onde tudo é maravilhoso, perfeito. Que o casal seja exemplo e que terminem com um final feliz; E a pessoas que não gostam de romances at all.

2 comentários:

  1. nunca vi... me senti um lixo agora hahuahuauha
    vou ver pq gosto de romance, e pq tenho paciência para eles :)

    e principalmente pq sei que eles não são perfeitos hahuahuhau

    ResponderExcluir