segunda-feira, 15 de junho de 2009

Séries: Lost


Uma das mais intrigantes séries da televisão atual não pode ficar de fora desse blog, concordam?

Lost é uma série gigantesca. Não pelo número de episódios, ou pela duração de cada um, mas pela quantidade de mistérios, mitos, alegorias e histórias que traz consigo. O aspecto que mais atrai fãs e que me faz ficar cada vez mais apaixonado pela série é exatamente isso, a densidade de cada personagem e as atuações que sempre conseguem se superar. Vou dar um exemplo, sem muuuuitos spoilers: Jhon Locke, um ex-paraplégico (que durante sua "estadia" na ilha voltou a andar), foi enganado pelo próprio pai para que conseguisse um transplante de rim, ficou paranóico, perdeu o cabelo, ficou paraplégico (não vou contar como xD), trabalhou numa fabrica de caixas, aprendeu a caçar, enfim, meu ponto é: a história de cada personagem (até os secundários, como a participação ridícula do Rodrigo Santoro)é desenvolvida até chegar a uma profundidade incrível.

Essa não é uma série que você pode assistir qualquer episódio aleatoriamente e gostar, isso é impossível por causa dessa caracaterística que mencionei.

Des de o começo da série, quando o avião da Oceanic cai na Ilha, já se apresentam mistérios que só serão resolvidos nas temporadas vindouras, como o Urso Polar, a Fumaça negra, enfim, uma infinidade de coisas que deixa qualquer um que assista de cabelos em pé, de verdade.

No desenvolver das 5 temporadas (que saíram até hoje, falta mais uma até o fim) novos personagens são apresentados e somados ao elencoprincipal de sobreviventes, alguns morrem, alguns voltam, enfim, o roteiro é um punhado de reviravoltas incríveis e muito bem escritas. O roteiro da série é inigualável, e por mais pareça que a anarquia reina no roteiro, sempre tem uma explicação "plausível" (estamos falando de uma série de sci-fi, pessoal...) que deixa o espectador estupefato, sempre. Lost tem esse poder.

Cada temporada tem os seus atrativos, pois a situação na Ilha muda e muito de uma para a outra. A primeira temporada (minha favorita) mostra os sobreviventes tentando...sobreviver (dãaa) no ambiente hostil que é a Ilha, e no meio disso está Jhon Locke, que não busca meios de sair da ilha, mas busca ficar nela. A segunda temporada é centrada na escotilha, que os sobreviventes descobrem na floresta e dentro dela tem um botão, que deve ser apertado a cada 108 segundos (e sim, isso tem explicação), e, paralelamente, mostra os outros sobreviventes do avião, a seção da cauda, e o encotro com o grupo principal. A terceira é centrada nos "Outros", que são os habitantes da Ilha, que hostilizam os sobreviventes (a pior temporada, na minha opinião, é confusa, sei lá...). A quarta conta a chegada de um navio à Ilha, com intenções duvidosas perante aos sobreviventes, se são boas ou más pessoas (essa temporada foi encurtada devido à greve dos roteiristas para 13 episódios). E, enfim, a quinta temporada, que é focada na vida de alguns sobreviventes que saíram da ilha, que lutam para voltar a ela (e sim, isso tem explicação.) e as consequências disso. E ao longo de 5 temporadas, fica evidente o slogan da série : everything happens for a reason.

Outro aspecto que me deixa besta é o conflito do Homem de Fé X Homem da Ciência, presente nos personagens de Locke e Jack, sempre em conflito, em relação à Ilha em si. E os papéis de Fé X Razão sempre se alternam, mas sempre entre os mesmos personagens, e só assistindo pra entender. E nesse vem e vai de personagens, temos romances (quem assiste lembrará de Libby e Hurley), dramas pessoais, como o de Charlie, o rockstar drogado, os "daddy issues", redenção, paternidade, maternidade, um leque de tramas idependentes que recheia a série.

Por fim, deixo a dica: se você não conhece, assista (do começo, claro ¬¬), se já conhece e gosta, comenta...

Um comentário: