segunda-feira, 13 de julho de 2009

De onde surgiu a expressão “Rock and Roll”??



Como muitos já sabem, no dia 13 de Julho (hoje) comemora-se o Dia Mundial do Rock, um gênero musical que influenciou e influencia inúmeras gerações. Com diversos estilos: de rebelde a ativista e até mesmo embriagado. O Rock modificou o mundo com os jovens que se cansaram da mesmice e tradição impostas pela sociedade.

Nesses anos de vida, o rock, que não é apenas música, e sim comportamento, pensamento, moda - uma religião -, está cada vez mais maduro e com espírito evolutivo, vive em mudança.

Todo mundo sabe um pouco sobre a história do Rock, e da contribuição de Elvis, Black Sabbath, Led Zeppelin, The Beatles, Sex Pistols, David Bowie, Metallica, Iron Maiden, Rolling Stones, Jimi Hendrix, Janis Joplin, etc etc etc. Então, decidi fazer um post diferente: De onde surgiu a expressão “Rock and Roll”??







Origens da expressão “Rock and Roll”

Em 1951, em Cleveland, Ohio, o DJ Alan Freed começou a tocar rhythm and blues para uma audiência multi-racial. Freed é creditado como o primeiro a utilizar a expressão 'rock and roll' para descrever a música. No entanto, o termo já tinha sido introduzido ao público dos EUA, especialmente na letras de muitas gravações rhythm and blues.

Três diferentes canções com o título 'Rock and Roll' foram gravadas no final dos anos 1940: uma por Paul Bascomb (1947), outra por Wild Bill Moore (1948), e ainda outra por Doles Dickens (1949), e a expressão estava em constante uso nas letras de canções R&B da época. Um outro registro onde a frase foi repetida durante toda a canção foi em “Rock and Roll Blues”, gravado em 1949 por Erline 'Rock and Roll' Harris.

A expressão foi também incluída nos anúncios para o filme “Wabash Avenue”, estrelado por Betty Grable e Victor Mature. Uma propaganda para o filme que circulou em 12 de abril de 1950 anunciou Ms. Grable como “...the first lady of rock and roll” e Wabash Avenue como “...the roaring street she rocked to fame”.

Até então, a frase rocking and rolling (balançar e rolar), conforme uma gíria negra para dançar ou fazer sexo, apareceu em gravações pela primeira vez em 1922, na canção “My Man Rocks Me With One Steady Roll”, de Trixie Smith. Mesmo antes, em 1916, o termo rocking and rolling foi usado com uma conotação religiosa, no registro fonográfico de The Camp Meeting Jubilee, gravado por um quarteto masculino desconhecido.

A palavra rock teve uma longa história no idioma inglês como uma metáfora para to shake up, to disturb or to incite ("sacudir, perturbar ou incitar"). Em 1937, Chick Webb e Ella Fitzgerald gravaram "Rock It for Me", que incluía na letra o verso “So won't you satisfy my soul with the rock and roll?” (Então, você não vai satisfazer a minha alma com o rock and roll?). O termo “Rocking” era usado por cantores negros gospel no Sul dos Estados Unidos para dizer algo semelhante a “êxtase espiritual”. Pela década de 1940, no entanto, o termo foi usado como um duplo sentido, referindo-se pretensiosamente a dançar, mas também com o significado de implícito de sexo, como em "Good Rocking Tonight", de Roy Brown.

O verbo “roll” era uma metáfora medieval que significava ter relações sexuais. Durante centenas de anos, escritores têm utilizado expressões como “They had a roll in the hay” ou “I rolled her in the clover”.








Tá aí... Eu não sei vocês, mas eu não sabia da onde vinha a expressão "Rock and Roll". Achei interessante e postei. Feliz dia do Rock!!!

Termino esse post ao som de "Communication Breakdown" do Led Zeppelin. :)


4 comentários: