quinta-feira, 16 de julho de 2009

Filme da Semana

Super-mega-power-über-post especial!!!!
Essa semana serão 3 filmes.
Apresento-lhes
A TRILOGIA DA VINGANÇA!!!!




A trilogia da vingança são 3 filmes (dã...) dirigidos pelo diretor Chan-wook Park, da Coréia do Sul, a história dos 3 filmes não são conectadas de qualquer maneira, o que faz essa trilogia é o tema central: a vingança (dã²...), sentimento que está presente em todo ser humano. Chan-wook Parké conhecido como o Tarantino asiático (não sei por quê, nada a ver com o Tarantino...), tornou-se conhecido mundialmente após o magnífico Oldboy, que é a 2ª parte da trilogia, que discutirei agora:

1ª Parte:
Mr. Vingança (2002)



A primeira parte da trilogia nem chegou a passar nos cinemas brasileiros, como eu disse, o diretor passou a ser reconhecido depois de Oldboy. Por isso, o filme foi feito com um orçamento muito menor (que não afeta a qualidade narrativa do filme), mas o desejo original do diretor era, quando o filme progredia, as cores iam sumindo, tornando-se um filme preto e ranco no final. Cortes de custo impossibilitaram isso.

A trama é centrada em Ryu, um surdo-mudo trabalhador que vive com a irmã, que precisa de um transplante de rim, mas não pode doar o seu para ela, pois o sangue é diferente. Quando Ryu é demitido, ele conhece traficantes de órgãos que garantem achar um rim para a irmã dele por 10 milhões e mais o rim do próprio Ryu. Ele aceita o trato, e junto com sua namorada anarquista-revolucionária, decidem sequestrar o filho do ex-chefe de Ryu para arrumarem dinheiro para os traficantes.

O filme choca pela crueza, não pelas próprias cenas de violência, mas pela maneira que se conta a história, que é característica dos filmes do diretor.

2ª Parte
Oldboy (2003)



Na minha humilde opinião, o melhor filme dos 3 (quiçá o melhor filme asiático já feito), e talvez na opinião de qualquer um que viu o filme até o fim (Henrique, você me ouviu bem). O filme ganhou o prêmio do grande Júri de Cannes (incusive, um dos jurados foi Tarantino), seguindo uma linha de ultra-violência, assim como "A Laranja Mecânica", Cães de Aluguel",et cetera...

O filme começa com Oh Dae-Su bêbado, numa estação de polícia no dia do aniversário da sua filinha. Logo depois, ele é sequestrado sem motivo aparente, e passa 15 anos na cela, vendo TV todo dia, comendo a mesma coisa todo dia, treinando artes marciais com um desenho na parede, um dia vê na TV que ele foi acusado de matar sua mulher e filha. Quando preparava sua fuga cavando um buraco na parede (clichê detected...) ele é libertado. Depois de livre, a única coisa que sobra a Dae-Su no mundo é fazer os malditos pagarem (pelos 15 anos tirados, pela morte de sua mulher e filha e pelo penteado ridículo...). As pessoas que o prenderam entram em contato e Dae-Su tem agora 5 dias para chegar a eles.

Além da trama magnífica (o final mais surpreendente que eu já vi), o filme é lembrado por cenas viscerais, como quando Dae-Su é libertado, come um polvo vivo, ou a luta de Dae-Su contra uns 15 caras, equipado só com um martelo, filmadas com maestria e com a genial interpretação de Min-sik Choi.

3ª Parte
Lady Vingança (2005)



A última parte da trilogia, filmada com uma produção mais abastada (o sucesso de oldboy impulsionou os estudios), foi filmada exatamente à maneira do diretor, com tons em brancos belíssimos, a maquiagem de Geum-ja é primorosa, o filme todo tem seu mérito visual, além da sempre impecável narrativa de Park Chan-wook, finalizando essa trilogia épica que deve estar na prateleira de qualquer colecionador decente (o 1º e o último volumes são dificílimos de achar, o box é impossível.).

Geum-ja é uma jovem que tem um caso com seu professor de Inglês, o Sr. Baek (Min-sik Choi, o Oldboy) e engravida dele. Mas, o Sr. Baek é um pilantrão que tem um plano: ele sequestra os seus aluninhos de familia mais rica e pede um resgate enorme, e depois mata a criança assim mesmo. Um dia um assassinato é descoberto, e Geum-ja é obrigada a levar a culpa de um assassinato de um garoto de 9 anos, que vira um escândalo nacional, e vai para a prisão por 13 anos. Na prisão, Geum-ja descobre que era traída pelo Sr. Baek, com outra presa que ficam amigas, enquanto ela fermenta um minucioso plano de vingança pelos 13 anos de sua estadia na prisão. Lá, ela é conhecida como "A boa", e ao mesmo tempo, como "A bruxa", pois ela matou outra presa, e ao mesmo tempo servia de voluntária como enfermeira. Ao sair, ela é outra pessoa, que faz de tudo para levar em frente seu preparadíssimo plano de vingança.

Esse é o filme mais confuso da trilogia, a história é contada sem um sistema linear, tudo é misturado e o espectador tem que usar a massa cinzenta para entender o que passa na tela, estilo que me lembrou de um Pulp Fiction de uma história só, não é um filme fácil e deve ser visto mais de uma vez.


Resumo: 3 filmes sobre a vingança (dã³...)
Recomendo: Para todos, são filmes incríveis mesmo.
Não Recomendo: para os fracos de estômago

3 comentários:

  1. O ultimo me interessou... e apesar de vc comparar com Pulp Fiction, a mulher com sede de vingança me lembrou do Kill Bill. Um dia que eu me sentir com estomago suficiente, eu assisto! Again, bom post my man!

    ResponderExcluir
  2. Oldboy é tipo...tão FODA *-*
    curto o brog de vcs bagaraio ;D

    ResponderExcluir