quinta-feira, 30 de julho de 2009

Filme da Semana

O Cheiro do Ralo (2006)
Selton Melo (Lourenço), Paula Braun (A Bunda), Lourenço Mutarelli (O Segurança)



O segundo longa dirigido por Heitor Dahlia (o primeiro é Nina, já foi filme da semana aqui no arena), talvez o melhor filme nacional da década. Baseado na obra do ex-quadrinista Lourenço Mutarelli, O Cheiro do Ralo foi seu segundo romance (o primeiro, Jesus Kid).

O filme narra a história de Lourenço, um homem que tem uma loja de produtos usados, devida a natureza de seu trabalho, Lourenço deve oferecer um preço ridículo para as coisas que as pessoas trazem, o que o obriga a ser frio, a ser completamente indiferente quanto à miséria a que ele é apresentado diariamanente. Ele gosta de testar os limites da paciência alheia, brincando com seu pdoer financeiro, expondo as pessoas ao ridículo e até onde iriam por dinheiro.



O ralo do banheiro do escritório de Lourenço tem um problema. A bosta não vai pro esgoto, fica toda no sifão, enchendo o escritório com um fortíssimo cheiro, daí o título "o cheiro do ralo". E todos que vem ao escritório são obrigados a sentir o cheiro, esse fato enche o protagonista de um prazer estranho. Um dia, quando foi almoçar num boteco de esquina, Lourenço conhece a Bunda, a balconista do boteco tem uma bunda pela qual Lourenço se apaixona, mas nem sabe quem é a dona dela, mesmo por que ele não dá a mínima.



E é esse ciclo que vai levandoLourenço até o fundo do poço emocional, pra ver a bunda, ele tem que comer a comida ruim do boteco, a comida cai mal e dá uma indigestão nele, que faz o ralo feder. E assim, um cliente diz que o cheiro não é do ralo, o cheiro é dele. Quando percebeu que ele não queria ser o que fazem dele, ele decide por fechar o ralo, numa tentativa de se redimir pela pessoa que se tornou, criando as regras de seu jogo.

Vindo da mente de Mutarelli, o filme demonstra que o ser humano é podre por natureza.. Que vivemos o dilema cada vez mais impiedoso da lei do mais forte, também não há como questionar. Na sociedade contemporânea onde o material é cada vez mais prioritário, instintos básicos da existência perdem seus valores simplesmente por não terem preço de mercado.



Sem mencionar a sempre ótima atuação de Selton Mello, que faz um personagem asqueroso, um cara realmente detestável, mas que nos faz querer ver e rever o filme.

Resumo: Grande filme nacional, sobre a degradação do ser humano perante o poder.
Recomendo: Pra quem não achava que a vida já era dura o bastante
Não Recomendo: Para quem não gosta de filmes nacionais.

PS: A VIDA É DURA - Lourenço Mutarelli.

3 comentários:

  1. Livro - GOOD
    Autor - GooD
    Filme - //




    como sempre, livros ownam filmes!

    ResponderExcluir
  2. Curti o filme, quero ler o livro ainda. É bem diferente dos filmes que eu vi do Selton Mello, mas tbm tem umas partes engraçadas. O livro eu ainda pretendo ler...
    Ah sim..
    A VIDA...É DURA!
    ;)

    ResponderExcluir
  3. A vida é duríssima, cara... dura demais...
    mas o Selton sempre consegue deixa-la mais... huum... mole?
    hauhauhauhauh

    ResponderExcluir