segunda-feira, 20 de julho de 2009

Stephen King - Parte 1

Stephen King... Muito conhecido (ou não), este post não serve para mostrar para vocês quem ele é, ou para avisar que ele esta ficando cego e vocês ficarem com dózinha dele... mas sim, para encorajá-los a ler os livros dele, pois eu garanto, que não será em vão.

http://folhasdepapel.files.wordpress.com/2009/06/stephen_king.jpg

King é o autor de muitos best-sellers americanos (não só americanos). O que faz seus livros serem ótimos nao é apenas o seu modo de escrever, mas sim o jeito que ele coloca o terror nos seus livros (mas novamente, não só terror), é por causa de um de seus livros que pessoas tem medo de palhaço até hoje. Tudo bem, não por causa do livro, mas por causa de uma adaptação de um de seus livros.

Os livros dele ispiram músicas e filmes, o último que saiu no cinema saiu de um conto do livro "Tripulação de Esqueletos", o conto tem o mesmo nome do filme, "O Nevoeiro". Recomendo a todos, finel impressionante, como alguns livros do King, (alguns outros da raiva no começo, mas depois que você pensa, e o final é adequadíssimo ao resto do livro). E como música, a que eu mais me lembro é a do Rammones "Pet Cemetery" baseado no livro de mesmo nome... mas nossa querida parte de tradução resolveu traduzer apenas como "O Cemitério"

Como eu disse anteriormente, quero despertar a vontade de ler livros dele, alguns livros dele, pois os ruins, eu já digo na hora. Vou postar primeiro os livros do Stephen King, depois posto os de Contos, e os que ele escreveu sobre seu pseudônimo, Richard Bachman. A série da Torre Negra, o Fernando pediu para postar, e deixei, até porque não li todos ainda.

Ordem cronológica dos livros:

http://images3.wikia.nocookie.net/lostpedia/images/thumb/1/1a/Carriebook.jpg/250px-Carriebook.jpg

CARRIE, A ESTRANHA - 1974

Este foi o seu primeiro livro escrito, como não era conhecido, começou como alguns escritores brasileiros(e talvez do mundo todo), colocando pequenas partes de seu livro, em um jornal, que futuramente, virou um sucesso e resolveram fazer um livro.

Um filme sobre o livro, Carrie a Estranha. Este filme é idêntico ao livro, conta com a presença de John Travolta e Sissy Spacek. Existe uma continuação nos filmes, porém não tem nada relacionado com o livro, alem dos poderes.

Uma estranhona no colegial quieta e excluída, com uma mãe fanática religiosa (a maioria dos livros dele existe uma fanática religiosa). Porém essa estranhona tem poderes, ela move objetos com a mente.

http://www.liljas-library.com/img/other/salem_new.jpg

A HORA DO VAMPIRO - 1975

A Hora do Vampiro também tem adaptação para filmes, com o nome de "Mansão Marsten".

Um escritor volta para a cidade que passou maior parte de sua infancia, onde tinha uma lenda, de que a mansão, no topo da colina abrigava seres estranhos, e ainda quando criança, teve que passar por um desafio de entrar nesse casarão assombrado. Agora, adulto, volta para escrever sobre os terrores que ainda o assombram.

Um livro muito bom, calmo, sem alvoroços, mas sempre com um Q, de Quing... brinks, de Qualidade...

http://i.s8.com.br/images/books/cover/img9/70849_4.jpg

O ILUMINADO - 1977

O filme tão conhecido, do Stanley Kubrick, não passa de uma adaptação porca. Não posso dizer que o filme é ruim, poruqe não é, mas como adaptação, o próprio King brigou com kubrick. Então nao dê a desculpa de que você já viu o filme, poruqe o final é completamente diferente, e o enredo é basicamente igual, mas ainda bem diferente, vale a pena ler.

A família Torrance decide ganhar uns trocados, aceitando o emprego de tomar conta de um hotel no inverno, quando o hotel não funciona. Porém, todo hotel tem sua história. E a história desse hotel não é nada agradável.

http://farm2.static.flickr.com/1213/556874147_ff2911cd8c_o.jpg

A DANÇA DA MORTE - 1978


Existe um seriado de mesmo nome, em ingles (the Stand), muito bom.

Um virus manipulado do governo escapa e tem uma taxa de 99,9% de infectar as pessoas, então só 0,1% da terra sobrevive, e ao estilo 80's (sei que é dos anos 70) existem os lado dos bonzinhos e dos malvados, numa trama caótica, cheia de mortes e traições (o favorito do Fernando).

http://www.sebodomessias.com.br/loja/imagens/produtos/produtos/30501_594.jpg

A ZONA MORTA – 1979

Existe tanto um filme, como um seriado que se extendeu até a quinta temporada. Sobre o filme, nao posso opinar pois não vi, mas li criticas muito boas, com Christopher Walken, de nome "Na Hora da Zona Morta". Seriado Dead Zone. Coloquei sobre o seriado apenas por respeito, pois o seriado não tem nada a ver com o livro, apenas o começo do primeiro episódio, a habilidade e o nome do personagem principal.

Johnny bate a cabeça numa pista de gelo, e acorda alguns anos mais tarde, de um coma. Ele não apenas acorda como um cara normal, mas com a habilidade de prever o futuro das coisas que ele toca.

http://www.horrorstew.com/images/Firestarter7.jpg

A INCENDIÁRIA – 1980

Filme: Chamas da Vingança, com Drew Barrymore.

Família sem dinheiro se inscreve para um programa que pode ativar certas partes do cérebro nunca antes descobertas. Mas acaba em um “prenda-me se for capaz” com o pai e a filha correndo de agentes quase que o livro todo, final tocante.

http://assets.mog.com/pictures/wikipedia/236599/Cujo.jpg

CÃO RAIVOSO – 1981

Filme: Cujo, muito bom, recomendo.

Família em crise, com pessoas vingativas em volta, um mecânico com um são Bernardo que pega raiva, de tudo e de todos, e também a doença... prende mãe e filho no carro por horas, final, o esperado, mais ainda assim, muito legal.

http://www.thewordslinger.com/media/images/Christine_hardback.JPG

CHRISTINE – 1983

Filme com o mesmo nome.

O livro é meio café com leite, nada muito diferente do filme, e nenhuma supresa estonteante, Basicamente é um carro assassino, ja matou mesmo na fábrica (antes que perguntem, não é baseado no porshe do James Dean). Quando o carro amassa, ele simplismente volta ao normal, como se tivesse vida e sentimentos próprios.

http://www.pollsb.com/photos/o/30882-pet_sematary.jpg

O CEMITÉRIO – 1983a

Existe um filme baseado no livro,e uma continuação do filme, nao tem nada a ver com o livro.

Livro MUITO BOM recomendo a todos, uma história contagiante, que não deixa você largar o livro.

Uma família feliz se muda pra uma cidade que antes não conhecia, eles queriam apenas sair da cidade grande, porém, esta pequena cidade contem algumas lendas urbanas, sobre um grande cemitério indígena. onde o que você enterra, volta a vida... porém... um pouco diferente.

http://img135.imageshack.us/img135/4214/skhoradolobisomen.jpg

A HORA DO LOBISOMEM – 1983

Não tem filme, que eu saiba.

Cidade aterrorizada por... lobisomens. Mas é do King, vai entender...

http://www.andremaceira.kit.net/talisma.jpg

O TALISMÃ – 1984

Rumores que vá para o cinema... faz quatro anos... E nada a ver com a música Tom Sawyer...

Escrito juntamente com seu BFF Peter Staub. Conta a história de Jack Sawyer, se aventurando mundos e universos afora, a fim de pegar um talismã para salvar a vida de sua mamãe... com continuação... A Casa Negra.

http://larryfire.files.wordpress.com/2009/03/stephen-king-it.jpg

A COISA – 1986

Filme muito bom, porém mal feito. É muito conteudo para duas horas, deveriam ter feito uma mini-série, seria amis adequado. Cortaram muitas partes importantes e modificaram algumas outras. O nome do filme é "It - uma obra prima do medo"

Melhor livro do King ( na MINHA OPINIÃO). Conta a história de quatro amigos que começam a descobrir sumiços... e também começam a ver um palhaço estranho... este palhaço pode virar o que você mais teme. Mas a mesma coisa volta a acontecer quase trinta anos depois, e esses mesmos amigos voltam a se reunir na cidade onde tudo começou, para exterminar esse mal de vez.

http://www.skoob.com.br/img/livros_new/1/3222/OS_OLHOS_DO_DRAGAO_1237252289P.jpg

OS OLHOS DO DRAGÃO – 1987

Não existem nem rumores, nem nada que diga algo sobre ir para o cinema.

Um livro épico história de família em crise, um irmão odeia o outro, um rei bom e um conselheiro malvado. Um deles faz uma traquinagem para virar o rei de onde era príncipe, e matar o outro herdeiro do trono... Dessa vez sem fanáticas religiosas.

http://www.thewordslinger.com/media/images/MIsery_Book_Cover.jpg

ANGÚSTIA – 1987

Filme: Louca Obsessão (MUITO BOM! com Kathy Bates e James Caan).

Livro ótimo uma raridade que paguei quinze reais, (sebos huh?) não que seja muito, mas foram uns 15 reais muito bem pagos, na época estava muito atrás desse livro.

Uma enfermeira socorre um cara de um acidente de carro na estrada, mas acontece que esse simples cara era o autor dos livros favoritos dela. Ela se donomina a sua fã numero 1. E faz de tudo para manter esse escritor na sua casa, sob seus cuidados, sempre atenciosa e de bom coração.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqeQ6vjJDvX6-iEYH7FQbpinB7IsO5EJ2Ib7S2lljONyQ6V0OVfBct0Z_hNIsTuJHch3ioXD2WIzD30K3WhSKLcSxPcdz3VxT6O5RQszyJeAQDr_EbRXZG8dd9MO1fBaBqxc_B2vP_dt4/s400/OsEstranhosCP.jpg

OS ESTRANHOS – 1987

Filme de mesmo nome The Tommynockers.

Bobbi esta feliz passeando com seu cãozinho até tropeçar em um pedaço de metal estranho no meio da floresta. A partir daí, coisas estranhas começas a acontecer, seus amigos ficam loucos... não posso falar muito, qualquer detalhe desse livro já é um spoiler.

http://stephenking.com.br/capa_metade_negra01.jpg

A METADE NEGRA – 1989

Desconheço qualquer rumor sobre este livro ir para as telonas...

Um escritor com sua carreira caindo decide criar um pseudônimo. E esse pseudônimo começa a fazer sucesso até que Thad (o escritor) resolve “matar” esse escritor, com um funeral e uma lápide, como se ele realmente existisse... Acontece que esse pseudônimo morto, volta a viver, e dessa vez com apenas um vínculo mental com Thad.

http://stephenking.com.br/capa_trocas_macabras_01.jpg

TROCAS MACABRAS - 1991

Filme de mesmo nome, nunca assisti.

História mais bizarra(?) e mais criativa... Uma lojinha, (ONDE?) no Maine, Castle Rock. Uma lojinha de coisas fúteis de nome “Coisas Necessárias”... e quem não pudesse pagar o dono com Ca$h pagaria com um “pequeno favor”, o que fazia desse simples dono de loja um manipulador de primeira, e esta é a última história de Castle Rock... Sabe-se lá pode imaginar o que acontece por aquelas bandas.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghykitAHpi0mVjNvr9n1bzIRjwz9wENUNRKU3Rohdp0ZhNKQErf3pTYmCqRUMsUSLgJ1rdVT1vAAzUiBoM3JOH2tRixQeE1ibbiCjiVytS9oYYdhosGi05T6wRzsI6XQzo56vHwofIyNGv/s400/imagem.JPG

JOGOS PERIGOSOS – 1992

Filme? NOP

Um casal decide apimentar a relação com um pouco de sadomasoquismo, ou masoquismo... enfim, o cara fica muito gamadão, ela pede pra parar, ele acha que faz parte do show... livro bem fraquinho, só para os aficcionados colecionadores.

Ela aparece no livro Rose Madder... btw

http://www.stephenking.com.br/capa_eclipse_total_01.jpg

ECLIPSE TOTAL – 1992

Filme de nome igual o inglês Dolores Clairborne. Nunca vi (com Kathy Bates também).

Dolores é uma enfermeira que trata de uma milionária, certo dia o carteiro viu Vera, a milionária, morta, resolveu denunciar a pobre Dolores, que já havia sido inocentada de um outro crime.

http://jovemnerd.ig.com.br/news/images/stories/ads_insonia_stephen_king.gif

INSÔNIA – 1994

Sem filmes... ainda bem, seria entranho.

Um senhor, quando tem insônia após a morte da mulher começa a ver coisas extraordinárias. E então tudo que ele vê começa a afetar na sua vida e na vida de seus colegas de bairro.

Um livro que conecta muitos outros livros da “Mitologia King”... Oras, se Tarantino tem uma, porque King não pode ter uma?

http://www.pagesandprint.com/images/Rose%20Madder.jpg

ROSE MADDER – 1995

Sem filmes, pelo menos que eu saiba.

Um dos livros mais injustiçados... Eu li e adorei, mas muitos que conheci no orkut leram... e não gostaram...

Rose se casou com um policial que antes do casamento parecia a melhor pessoa do mundo, mas logo após o casamento ele se revela um bruto estúpido, e não liga para a sua mulher, ele a tem apenas como um objeto... Rose decide fugir quatorze anos depois. Ela começa uma nova vida, entrou em um programa de mulheres que foram violentadas. Se apaixona por um quadro misterioso...

http://www.fantasticfiction.co.uk/images/n0/n1784.jpg

À ESPERA DE UM MILAGRE – 1996

Filme? Nenhum filme, e sim uma obra prima... que toooodo mundo que assite chora, ou quase todomundo.

Stephen King não criou apenas histórias de terror ou suspense... essa, Shawshank Redemption e Conta Comigo são as histórias que mais valem a pena ler... não só essas, mas principalmente quem não gosta de terror e suspense.

À espera de um milagre conta a história de uma prisão que prende, inocentemente, um grandalhão bobão, porem que faz milagres, cura pessoas... ele foi condenado à morte, pelo assassinato de duas criancinhas... ele comove todos do pavilhão que o patrulham.

Filme EXATAMENTE igual ao livro, muitíssimo fiel (atuações memoráveis de Tom Hanks e Michael Clarke Dunkan).

http://www.notabbott.com/images/book_desperation.jpg

DESESPERO – 1996

Filme de mesmo nome, tradução de um nome de cidade... até onde eu aprendi, não se traduzem nomes... mas tudo bem...

Desperation é o nome de uma cidade na estrada "Route 66" (a que cruza o deserto e a mais “assombrada” dos EUA). Uma família de passagem por esta estrada é surpreendida pelo xerife dessa cidade, que implanta um saco de drogas no trailer da família, como desculpa para prende-los, o mesmo acontece com um escritor e com mais alguém, só não lembro =(... enfim, esta cidade esta deserta, e este mesmo xerife se diz possuído, e que matou a cidade inteira, sozinho. Leia e fique sabendo o que aconteceu !

http://www.fantasticfiction.co.uk/images/n0/n2534.jpg

SACO DE OSSOS – 1998

Não há filme, mas cogitam a possibilidade de filmarem, se filmassem, já encabeçaram Bruce Willis.

Um jovem escritor perde a mulher, fica paranóico e se exila na sua casa de veraneio. Lá se envolve com a filha da pessoa mais influente da cidade, que não gosta nem um pouco do romance...

http://palavrassussurradas.net/wp-content/uploads/storm_of_century.jpg

STORM OF THE CENTURY – 1999

O filme existe, mas nunca assisti =(

O livro não existe no Brasil, nunca chegou a ser publicado aqui... mas trata de uma névoa que cobre uma cidade, e coisas estranhas acontecem lá...

http://www.fantasticfiction.co.uk/images/n0/n4357.jpg

THE GIRL WHO LOVED TOM GORDON – 1999

Sem filme também.

Livro trata de uma menina que se perde na floresta apenas com seus aperitivos e lanches, e seu walkman, para ouvir jogos de seu herói, o jogador de baseball, Tom Gordon, e cria um amigo imaginário, como se fosse seu herói, mas ela não esta completamente sozinha nessa floresta.


RIDING THE BULLET – 2000

Filme com um suspense bem... aterrador. Mas com uma das cenas mais engraçadas de um livro do king.

O livro foi feito apenas na forma de E-Book... conta a história de um jovem, que tem que atravessar o estado de carona, pois sua mãe esta internada em um hospital com um derrame, nesse meio caminho, ele conhece uma pessoa... peculiar, que o faz a proposta de o deixar viver, se ele puder matar a mãe dele. Entao ele precisa escolher entre sua vida, e a vida de sua mãe.

http://i.s8.com.br/images/books/cover/img4/1067894_4.jpg

O APANHADOR DE SONHOS – 2001

Filme muito conhecido, que trata de alienígenas.

Livro muito cansativo, parece que não anda, fica sempre na mesma, e quanto tem alguma ação, dura uma página.

Alienígenas invadem os EUA perto de onde quatro amigos passam a temporada em um chalé no meio de uma tempestade de neve, tempo perfeito para a caça.

http://www.sebodomessias.com.br/loja/imagens/produtos/produtos/47359_438.jpg

A CASA NEGRA – 2001

Assim como não existe filme para O Talismã, seria burrice fazer um filme da continuação...

Jack volta vinte anos mais velho, não se recorda dos acontecimentos de vinte anos anteriores. Ele é um policial aposentado que é chamado para solucionar um caso que ninguém mais conseguia resolver.

http://i.s8.com.br/images/books/cover/img4/208504_4.jpg

BUICK 8 - 2002

Nada de filmes.

Este EU considero o pior do King.

Um carro misterioso é apreendido pela polícia em 1972, pelos policiais Ernis Rafferty e Curtis Wilcox. Ernis some sem deixar vestígios, e Curtis resolve estudar o carro, morre anos depois em uma batida de carro, seu filho, Ned, freqüentava bastante a delegacia para ajudar, mas também começa a pesquisar sobre o carro.

http://www.audiobooksonline.com/media/Colorado_Kid_Stephen_King_unabridged_compact_discs.jpg

COLORADO KID – 2005

Sem filmes também

Um assassinato ocorre numa pequena ilha perto do Maine, mas o corpo só é identificado mais de um ano depois, sem mais nenhuma pista sobre o caso, apenas a identificação do corpo. Dois repórteres da ilha se interessam no caso e resolvem investigá-lo de perto.

http://sirjorge.com/blogx/wp-content/uploads/2008/09/cell_stephenking.jpg

CELULAR – 2006

Existem hipóteses de que talvez, algum dia, quem sabe... rodem um filme.

Algo aconteceu nos celulares, algo como um impulso que faz algo com o cérebro... isso não explica bem no livro, o que deixa ainda melhor... e as pessoas afetas viram espécies de zumbis, “cenas” inesquecíveis como a das irmãs e o peso de papel, e uma outra ai, não posso falar, por causa do spoiler.

http://www.liljas-library.com/img/other/lisey_very_big.jpg

LOVE – A HISTÓRIA DE LISEY – 2006

Adivinhem... Sem filmes também.

Lisey era casada com um escritor bem sucedido, porém cheio de segredos, e um de seus segredos era a fonte de sua imaginação... Quando seu marido morre, é Lisey que tem que segurar os demônios de seu marido.

http://thanmoreseries.files.wordpress.com/2008/07/dumakey.jpg

DUMA KEY – 2008

Também sem previsões (porque eu não sou a mãe Diná) para fazer filmes.

Este também não foi publicado no brasileiríssimo... Brasil. Conta a história do Edgar, um maquineiro, que sofre um terrível acidente, e acaba tendo que amputar o braço (que ele ainda sente que está lá). Ele também tem problemas na visão, fala e memória. Já tentou suicídio algumas vezes e acabou machucando sua mulher duas vezes. Que acabou se divorciando, depois de ter sido estrangulada.

E então, Edgar se muda para a casa em Duma Key, uma cidade na praia da ilha, e revive um hobby antigo, o de pintar, mas esse seu dom tem algo misterioso, e que puxa coisas do seu subconsciente.



Aqui acaba a lista de livros de Stephen King, calma, ainda faltam os livros de conto, os livros sobre o pseudônimo de Richard Bachman e os livros da Torre Negra... um GRANDE pólo da “mitologia King”, prometo também um post sobre as curiosidades que tornam a leitura mais divertida.



7 comentários:

  1. Nossa, tava inspirado, hein... vou precisar de tempo pra ler tudo isso... mas vai valer a pena :)

    ResponderExcluir
  2. It é tão bom *-*
    tbm acho que é o melhor

    ResponderExcluir
  3. \o/ Obrigado pessoal... esperem pelos próximos!!


    btw... IT... uma obra prima, de qualquer jeito... =D

    ResponderExcluir
  4. btw, não teve "filme da semana"? eu fico esperando a semana toda, pô...

    ResponderExcluir
  5. Muito bom post. Stephen King é um Mestre. Amo A Torre Negra. Tomara que tenha filme! =]

    abçS

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, assim como você sou doida pelo grande mestre do horror Stephen King... Já li vários livros dele e claro assisti aos filmes, estava lendo este artigo e me lembrei de um filme, só que eu não lembrava o nome e graças a voc~e pude descobrir... Obrigada viu, só que o livro "A metade negra" tem filme sim, este é o trailer, assisti e adorei, só que não lembrava do nome, agora vou ler o livro para ´gostar mais ainda... Obrigada!!!
    http://www.youtube.com/watch?v=5y_PwZIV7GQ&feature=share

    ResponderExcluir