quinta-feira, 2 de julho de 2009

Filme da Semana

Taxi Driver (1976)
Robert DeNiro (Travis Bickle), Jodie Foster (Iris), Harvey Keitel (Sport), Cybil Shepperd (Betsy).




Temos aqui o segundo "filme da semana" de Martin Scorcese e Robert DeNiro, e, devo dizer, não há como se decidir qual dos dois é melhor, se é o épico em preto-e-branco Raging Bull ou a obra dark sobre alienação na cidade Taxi driver. Vou ser breve desta vez.

Travis Bickle, um veterano do Vietnã, é um solitário jovem da cidade grande, que busca um trabalho que o ocupe mais tempo possível, para poder tratar sua insônia, procura a empresa de taxi, onde trabalhará em turnos de 12 horas e à noite, e durante o dia, passa o tempo em cinemas pornôs da cidade. Durante o trabalho, Travis conhece Betsy, uma partidária, e a chama para sair. Travis não tem a menor idéia de como se comportar num encontro, e acaba levando Betsy a um filme pornô sueco. Ofendida, Betsy foge e o deixa sozinho. Rejeitado Travis continua a trabalhar e começa a ver a selvageria da cidade, crimes violentos acontecendo em toda esquina, prostituição, crimes passionais (numa cena inesquecível "Já viu o que um magnum 357 faz em uma xoxota, garoto?"), e começa a dar vazão à sua frustração treinando seu físico, resistindo à dor, e tentando se defender comprando armas aos montes (inclusive o famoso Magnum 357, com o qual trava o monólogo do espelho "Are you talking to me?").



Travis durante um dia de trabalho conhece a prostituta adolescente Iris, que entra no seu taxi e pede para levá-lo embora, então o cafetão Sport a retira do veículo, deixando o motorista sem resposta. Travis se torna obsecado em salvar a garota, levá-la para longe do mundo de prostituição e drogas.

Ressalto a atuação mais uma vez genial de DeNiro, que consegue como ninguém mostrar a mudança psicótica pela qual passou o personagem, de um veterano alienado a um psicopata que quer fazer justiça com as próprias mãos, num final que sinceramente, acho um dos mais inteligentes do cinema mundial. A questão que o filme levanta é sobre como pode um ser humano viver num lugar onde todos os valores morais parecem ser invertidos, onde coisas como a prostituição são aceitas pela sociedade, e qual é o papel do homem de valores num lugar desses, e o quão frágil é a barreira que separa a sanidade da loucura hoje em dia.

Resumo: Mais uma obra-prima dark sobre a cidade
Recomendo: moradores de grandes metrópoles
Não recomendo: Motoristas de Taxi

Nenhum comentário:

Postar um comentário