domingo, 26 de julho de 2009

Especial.

ESPECIAL: ADAPTAÇÕES.



As adaptações de romances para o cinema são quase tão antigas quanto o próprio cinema. A primeira adaptação de que se tem notícia é a do filme "Greed", do diretor Eric von Strohein, que adaptou o livro "McTeague", de Frank Norris em 1924. A história começava mal, o diretor fez um filme de 16 horas para que seguisse a obra fielmente na telona, mas o estúdio cortou-o para 2 horas, resultando em algo totalmente incoerente, um fiasco. Des de então, as adaptações vem tendo uma relação de amor e ódio com o cinema, produzindo-se obras-primas nas mãos de cineastas competentes e lixos nas mãos de aproveitadores.

Adaptações tendem a adaptar (dã...) alguma história já escrita (seja um folclore, uma ópera, um livro, um game, etc...) para o cinema. Essas adaptações quase nunca seguem fielmente o material original, às vezes se tornando um simples plágio (como "A Liga dos Cavalheiros Extraordinários"), usando os nomes originais e o background básico. Temos também adaptações maravilhosas, como fez Orson Welles, com seu Macbeth que fugia totalmente da armadilha que era o "Teatro Filmado", muito comum na época.



As adaptações seguem hoje em dia (leia pós-anos 70) 3 grandes linhas de adaptações: as Graphic Novels, os Livros e Televisão:

Graphic Novels.
Tudo começa com o lançamento das clássicas histórias de super-herói. Homens que podem fazer de tudo: voar, criar matéria, combater o mal de igual pra igual, enfim, tudo que o ser humano comum gostaria de fazer mas não pode. Com o nascimento do cinema, esse sonho ficava cada vez mais possível. Não sei qual foi a primeira adaptação de HQ's para o cinema, mas eu sei muito bem aonde isso levou os cineastas modernos.

Graphic Novels tem legiões imensas de fãs, que vão assistir a um filme do seu super-herói favorito vestido como ele, vêem cada detalhezinho errado no filme para comentar depois no seu blog. E os fãs normais, que gostam de assistir um filme baseado numa obra como qualquer outra.
Temos aqui dois tipos de adaptação para graphic novels: as fiéis e as infiéis.

As obras fiéis são pouco comuns, são aquelas (como o nome já diz) muito, mas muito fiéis ao material original, sendo assim, só uma filmagem da Graphic Novel original. Exemplifico aqui com o maravilhoso Sin City, a adaptação de Robert Rodriguez (e Quentin Tarntino) da obra de Frank Miller é perfeita, os enquadramentos são idênticos aos dos quadros do artista, tanto que o próprio foi chamado para co-dirigir o longa. Deixo também uma menção honrosa a V de Vingança, dirigido pelos irmãos Wachovsky, adaptado da obra de Alan Moore.



As obras infiéis são pontos de discussão entre os fãs. Essas obras não seguem fielmente alguma história específica de algum herói ou grupo deles, mas segue o conceito criado pelo artista, a personalidade do herói, tudo é muito parecido, mas não tem uma linha específica parecida nos quadrinhos. Exemplos existem aos montes, temos bons exemplos: Batman: o cavaleiro das trevas, foi aclamado por crítica, se manteu fiel ao universo do herói e não decepcionou fãs árduos, que não tiveram nenhuma reclamação, devido ao ótimo roteiro de Michael Nolan.

Livros

Talvez a forma de adaptação mais popular, muitos livros só ficam famosos depois de ter um filme rodado sobre ele, devemos analisar essas adaptações de duas maneiras: como adaptação e como filme, pois temos um aspecto muito importante, que difere das outras adaptações: o tamanho da obra.

Algumas obras são consideradas "infilmáveis", como foi com o Senhor dos Anéis, pois são obras gigantescas, com mitos próprios, milhares de detalhes que não caberiam em 2 horas de filme. Essa impossibilidade é causada pois nem o fã mais fevoroso aguentaria 6 horas no cinema para ver a primeira metade de "A Sociedade do Anel", é um motivo puramente comercial e que na minha opinião é um bom desafio para os cineastas competentes. Temos aqui dois principais exemplos conhecidos no mundo todo: O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson, uma obra realmente gigantesca, seja pela qualidade narrativa de Tolkien, ou pelo nível de detalhes inseridos no livro, pelas línguas que ele cria para o mundo novo, enfim, toda uma gama de detalhes que Peter Jackson levou alguns bons anos para filmar e alguns milhões de dólares investidos para se tornar em um dos filmes épicos mais lembrados de hoje em dia; e a adaptação do livro "A Coisa" para o cinema, que pouca gente viu, mas exeplifica o que quero dizer aqui: o llivro tem umas 1.000 páginas, foi quase impossível colocar tudo num filme de duas horas. Resultado: algo completamente diferente do que o tio King tinha em mente quando escreveu, mas que manteve o espírito da obra original.



Resumindo, a capacidade de adaptar uma grande obra é o que separa os bons dos ruins.


Televisão

As adaptações de séries de TV são um ponto curioso do cinema moderno.

Não vou negar: todo mundo precisa de dinheiro. E uma das mais eficientes maneiras de ganhar seu tostão com cinema hoje em dia é pegar uma série antiga ou já terminada e fazer um filme!
Filmes como Sex and the City e O Besouro Verde não me deixam mentir.



Esse tipo de adpaptação é muito restringida, pois já nasce com uma obrigação: a de agradar somente os fãs da série original, que acompanharam todos os episódios, que já se sentam na cadeira do cinema com o pré-requisito para esse tipo de filme, o de conhecer às minúcias os personagens que vão aparecer na telona. Algumas exeções aparecem, como a adaptação de Star Trek, pelas mãos de J.J. Abrams, e o Agente 86.

Resumindo, só vá ver um filme desses se você já conhece a série, se for assim, vai sair do cinema com um sorriso no rosto.



Como eu sou um cara bonzinho, vou separar o joio do trigo para vocês:
Graphic Novels
Boas adaptações: V de Vingança, Batman (os do Tim Burton e a nova série), Estrada para Perdição, 300 de Esparta, Sin City.
Adaptações Ruins: Homem-aranha 2, Capitão América, Hulk (os dois).

Literatura
Boas Adaptações: O Senhor dos Anéis, Cassino Royale (o novo), Entrevsta com o Vampiro, Louca Obsessão, Carrie, a Estranha, O Falcão Maltês, O Cheiro do Ralo.
Adaptações Ruins: A Coisa, aqui é muito subjetivo, existem adaptações ruins e filmes ruins.

Televisão
Boas Adaptações: Agente 86, Star Trek.
Adaptações Ruins: Aquelas que você não conhece a série, é difícil falar.

5 comentários:

  1. Sobre tolkien... A primeira metade do livro... ou pelomenos as primeiras paginas... ele passa no condado... entao é facil... (Tolkien se empolga um pouco quando vai descrever algo)

    ok, um pouco difícil de adaptar


    E concordo as graphic novel são ótimas *-*
    algumas...

    ResponderExcluir
  2. My man, ótimo post. Um dia eu vou tentar colocar informações valiosas num post curto e carismático, quem sabe eu consiga! ahsuhsu
    OSdA é foda, tanto livro quanto filme. It, o filme, sucks hard!
    Anyway, belo post ;)

    ResponderExcluir
  3. alguém me ajuda, antes que eu escreva merda, "A Colheita Maldita" era um livro? :]

    ResponderExcluir
  4. é um conto de "Sombras da Noite", chama "Crianças do Milharal"

    ResponderExcluir
  5. Siiiiiiiim... Children of the Corn, né? Valeu :)

    ResponderExcluir