Olá queridos! Nesse post eu vou colocar as presinhas (HE HE HE) de fora e falar da atual “febre vampira”. Afinal, basta estar vivo pra ver que em todo lugar é só isso o que tem, é só isso o que se fala.
A fórmula do sucesso
“Os vampiros vivem na sociedade, em segredo ou não. Um deles, bom moço, não se sente confortável matando pessoas e sobrevive do sangue de animais; o bom moço se apaixona por uma mera humana (nem tão humana assim) que também se apaixona por ele independente das presinhas (em muitos casos elas até ajudam!); Os vampiros malvados querem matar a “humana nem tão humana” e querem que o bom vampiro deixe de ser frouxo e maricas, siga seus instintos e mate pessoas.”
É basicamente essa a fórmula das histórias modernas de vampiros, sem o glamour do velho mundo, e das tradicionais histórias de vampiros.
Destes citados, eu apenas não conheço a saga The House of the Night (Marcada,Traída, etc e mimimi). Quanto aos outros, vou fazer alguns comentários.
A mais adolescente de todas. Tem alguns absurdos bem absurdos: os vampiros não saem na luz do sol porque eles – me amarrota que eu tô passada – BRILHAM!!! Mas ok.
Os livros são muito juvenis, mas legais de ler, pra descontrair. Não vão acrescentar nada de muito importante na sua vida, ou te levar a refletir sobre muita coisa, mas como eu sempre digo, qualquer leitura é boa e válida, mesmo que seja o rótulo do xampu!
Na minha opinião o primeiro filme da saga (Twilight, 2008)foi mal feito, talvez por falta de verba. O segundo filme (New Moon, 2009) foi bem feito, e ambos são muitíssimo fiéis aos livros.
Recomendo: A mulheres especialmente, nunca vi uma mulher que tivesse lido e não tivesse se apaixonado pelo vampiro Edward. Os homens deveriam ler pra aprender alguma coisa com o cara! Haha.
Não recomendo: A quem não tem paciência pra melosidade, amor excessivo e dramalhões de meninas adolescentes. E a quem gosta das histórias de vampiros old school!
Vampire Diaries
Não li os livros mas acompanhei a série, e gostei até. Vampire Diaries é o meio termo entre Twilight e True Blood, é juvenil mas não tanto quanto Twilight. A história se passa numa típica escola americana porém é mais fiel aos mitos de vampiros do que Twilight, ninguém brilha mais que a parada gay quando sai no sol!
Recomendo: A quem procura um Twilight mais pesado e um True Blood mais leve. E a quem gosta de um romancezinho não exagerado!
True Blood
Também não li os livros, apenas acompanhei a série de TV. De todos os comentados, True Blood é o mais fiel aos mitos de vampiro, ou seja, prata machuca, sol queima, estaca mata!!!
Tem uma abordagem muito mais adulta, com direito a muito sexo e violência (Awiii). Também usa do humor, o que falta um pouco nos outros. Resumindo, de todos os da fang fever, acho que é o melhor. Acho que a segunda temporada deixou um pouco a desejar, principalmente na questão do vilão, mas ainda assim é do carai!!
Recomendo: A quem gosta de vampiros, sexo e um pouquinho de violência.
Não recomendo: A quem acha tudo isso acima “creepy”.