sexta-feira, 22 de maio de 2009

Filme da Semana


Filme da Semana: Touro Indomável (1980)

Robert DeNiro (Jake LaMotta), Joe Pesci (Joe LaMotta), Frank Vicent (Salvy Batts).

Na minha opinião, o melhor filme da parceria Scorsese/DeNiro, não que Taxi Driver mereça menos, os dois são tramas igualmente envolventes, maestralmente conduzidas por Martin Scorsese e interpretadas por Robert DeNiro.

Touro Indomável conta a história real (e baseada no livro escrito pelo próprio boxeador) de Jake LaMotta, que foi um dos maiores boxeadores da década de 40/50, que só não foi o melhor peso-médio do seu tempo por causa dele próprio. O Filme (com f maiúsculo mesmo) não poupa o espectador de cenas chocantes, Jake tem um comportamento altamente auto-destrutivo e consegue, ao longo do filme, cortar relações com toda e qualquer pessoa com a qual interagiu na vida. Ele surra a esposa diversas vezes (Cathy Moriaty, nomeada ao Oscar), o personagem é incapaz de ver o algo a mais naqueles que o cercam, é como se vivesse dentro do ringue, onde só a violência resolve e traz satisfação. E assim, num caminho extraordinário de auto-destruição, deixando machucadas todas as pessoas de seu ciclo social, Jake termina sua carreira numa das cenas mais inesquecíveis, onde ele apanha de seu rival sem se defender, sem revidar, só apanha, no final, seu treinador joga a toalha e ele está de pé no ringue, é como se ele dissesse “é o melhor que pode fazer, sua bicha?”, a cena é uma metáfora para mostrar que não temos grandes adversários além de nós mesmos. No monólogo final, onde ele cita Shakespeare, LaMotta reflete como foi que isso aconteceu, acabou sozinho num clube fazendo comédia stand-up, gordo e acabado. Eu realmente não consigo pensar nesse filme sem compara-lo ao Cidadão Kane, pois ambos mostram um homem com o desejo de ser grande, de ganhar na vida, mas que perde todos aqueles que ama em virtude dessa grandeza.

Outro fator que me faz adorar esse filme é o comprometimento que DeNiro teve com o filme: para filmar a decadência do boxeador, ele teve que engordar e mudar completamente sua aparência para fazer a cena e essa é uma característica há muito perdida em Hollywood, a atuação, o comprometimento cego à visão do diretor.

O melhor filme dos anos 80? Provavelmente.

Resumindo: Lição de vida eterna.

Recomendado: Para quem quer ser grande na vida.

Um comentário:

  1. não gosto muito de filmes de luta, mas tive que comprar pra minha coleção Scorsese... dinheiro jogado fora, na minha opinião :/

    ResponderExcluir