sexta-feira, 29 de maio de 2009

O porquê do Oscar não ser confiável.



A cada ano é realizada a premiação do Oscar, no Kodak Theater, onde são entregues, entre outros, os prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Diretor, et cetera...

Todo o ano acontece àquela festa magnífica, celebridades no tapete vermelho, o canal E! comenta às minúcias os vestidos das atrizes, os estilistas, quem casou com quem, convidados de honra, quem apresentará o festival, musicais, enfim, toda a festa é feita para exaltar o quão exuberante é a cultura das celebridades americanas, mas esse não é o ponto da minha crítica dessa semana.



A principal motivação da minha aversão à “Academia de Cinema” é a natureza incrivelmente política de suas premiações. O principal exemplo que me vem à mente no momento foi a premiação desse ano, dando o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Heath Ledger, pela sua participação em Batman: The Dark Knight. Não digo que o prêmio foi injusto, reclamo aqui de que atores que tinham igual mérito, como Josh Brolin, em “Milk”, ou Robert Downey Jr., em “Tropic Thunder”, e até Phillip Seymour Hoffman, em “Doubt” NÃO TIVERAM A MENOR CHANCE. O Lobby feito para que Ledger levasse a estatueta foi tão grande que eu acho que os membros da academia nem assistiram os outros filmes (mas deixo aqui meu protesto como fã de Phillip Seymour, ele deveria ter ganhado ¬¬).

Também não preciso mencionar o quão porca foram as premiações dos últimos anos (mencionando o fato que no ano passado quase não teve premiação, por causa da greve dos roteiristas, exaltando a politicagem da premiação), que, em 2007 premiou simplesmente o pior filme da lista (sim, estou carregando esse post com a MINHA opinião), “Os Infiltrados”, que, para mim foi uma das piores cagadas do Scorsese (SPOILER porra, todo mundo morre no final, Matt Damon parece um robô atuando, a única parte interessante é a atuação de DiCaprio...), e no mesmo ano o próprio Scorsese conseguiu sua estatueta (que eu julgo ser pelo conjunto de sua obra), poucas críticas faço ao ano de 2008, achei justíssima a estatueta para Daniel Day-Lewis e Javier Barden, mas Cate Blanchet mereceu seu lugar ao sol por “Não Estou Lá” (prêmio conquistado por ela em 2004, em “O Aviador”).

Agora, pergunto-me: quem escolhe os vencedores? A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, onde qualquer um “qualificado” (todos aqueles que já foram indicados para um Oscar são, por exemplo), pode ser aceito nos círculos da organização. A academia é composta de aproximadamente 6 mil membros, quase todos eles americanos. Fazem parte da academia os brasileiros Fernanda Montenegro, Walter Salles, Bruno Barreto e Fernando Meirelles.


Agora, acho que a maioria dos leitores desse blog vão concordar na lista de injustiçados pela Academia: encabeçando a lista, vem o cineasta Alfred Hitchcock, seguido por nomes como Charles Chaplin e Stanley Kubrick. Agora, Chaplin e Kirk Douglas receberam o Oscar Honorário, que eu acho uma maneira de sentir pena por eles, simplesmente ridículo, a meu ver.



Vou citar aqui um dos únicos prêmios do cinema no qual você pode realmente confiar: A Palma de Ouro.


Entregue sempre no festival de Cannes, a Palma de Ouro é um dos prêmios mais justos do cinema mundial. Aqui temos a consagração máxima de diretores como Kurosawa, Frederico Fellini, Francis Ford Coppola, Roman Polanski (sim, já ganharam o Oscar), acho o mérito da Palma de Ouro, pois concorrem filmes DO MUNDO INTEIRO, não só a elitezinha americana de sempre.

Um comentário:

  1. Calma lá... o Oscar é da Academia... obviamente ele será elitizado pela cultura americana, uma vez que a academia tem base em Los Angeles... o que a gente pode fazer se o cinema se estabilizou totalmente em Hollywood? Afinal, vc não gosta dos grandes filmes hollywoodianos? Qual o sentido disso? Acredito sim que se pode confiar no Oscar, claro que existem premiações injustas ou infundadas, mas sempre confiáveis, uma vez que quem faz parte da academia são os próprios integrantes da nata do cinema. Portanto, NA MINHA OPINIÃO, o Oscar é totalmente confiável, e NÃO pode ser comparado a essas premiações, pois ela simplesmente formam a base das produções e lançamentos do ano.
    Ta aí a minha opinião sobre isso!

    ResponderExcluir